MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Programa Praças Conectadas terá mais quatro pontos com distribuição de internet

Publicada em 10/05/2018
Programa Praças Conectadas terá mais quatro pontos com distribuição de internet | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto foi lançado com abertura do sinal na Praça da Estação

Com mais de 65 mil acessos desde maio do ano passado, o programa "Praças Conectadas", implantado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), terá, em breve, mais quatro pontos com distribuição de internet. Conforme o secretário da pasta, Bayard Paschoa Pereira, a iniciativa que já distribui sinal Wi-Fi gratuito nas praças da Estação e Silveira Martins (do Coreto) está sendo ampliada às praças Santos Dumont, de Esportes, das Carretas e Carlos Gomes (ao lado da Escola Silveira Martins).
Bayard aponta que o projeto teve um investimento inicial de R$ 3 mil e o restante está sendo obtido através de parcerias público-privadas (PPP), com empresas locais que atuam no segmento. "Através destas parcerias, possibilitamos que as empresas parceiras divulguem sua marca nas quatro esquinas das praças e também possam utilizar o local em eventos para divulgar sua própria marca", declara.
O secretário destaca que o objetivo do programa é proporcionar a inclusão digital para o município. "A internet é algo que está se tornando essencial na vida das pessoas, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, e, com este projeto, nós estamos oportunizando que todos tenham acesso às informações que precisam", conta.
Embora esteja funcionando há cerca de um ano, quando a prefeitura ampliou o serviço que já era oferecido na praça do Coreto, o lançamento oficial do projeto ocorreu no dia 3 de setembro de 2017, quando foi inaugurado o segundo ponto de sinal, em evento paralelo ao primeiro Festival de Cerveja da Campanha. Ao fazer o login na rede, os usuários têm direito a 0,5 megabytes de internet por segundo, durante o período de uma hora, podendo, ou não, iniciar uma nova sessão.
O secretário adianta que, além das praças, com o decorrer do tempo, outras áreas de lazer com grande fluxo de pessoas na cidade, como o Ginásio Presidente Médici (Militão), deverão ser contempladas com sinal de internet gratuito. O programa foi viabilizado através da lei municipal 5.650, de 2016, criada através de projeto apresentado pela vereadora Sonia Leite, do Progressistas.


Fórum binacional
O Praças Conectadas será um dos projetos apresentados pela Prefeitura de Bagé no primeiro Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul, que será realizado hoje, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, a partir das 8h30min. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com o Executivo bajeense, contará com a presença de representantes de 50 cidades gaúchas, além de intendências departamentais do Uruguai.
O evento visa estimular o uso de tecnologia no desenvolvimento, principalmente dos pequenos e médios municípios. Bayard informa que Bagé também deve apresentar os resultados obtidos pelas páginas do prefeito Divaldo Lara, nas redes sociais, para estabelecer contato com a população, além da explanação do projeto da PPP, que pretende possibilitar a modernização da iluminação pública e segurança da cidade.
A programação completa do fórum está disponível na internet, no link: http://forum.redecidadedigital.com.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br