MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

Como evitar doenças do sistema urinário do felino

Publicada em 11/05/2018
Como evitar doenças do sistema urinário do felino | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Doenças que afetam o trato urinário são mais comuns em felinos. O motivo, conforme a veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Regina Reiniger, é a fisiologia dos gatos, que faz com que os animais formem uma urina concentrada. Além disso, em geral, os felinos bebem menos água, o que facilita a criação de problemas renais.

Dicas aos tutores

Uma das dicas para evitar este tipo de doença, segundo Regina, é o enriquecimento ambiental. Os tutores devem espalhar vários potes com água pela casa e manter esses potes com água limpa e fresca. Diferente dos cães, não basta deixar uma vasilha com água ao lado da comida para os felinos.
Ao contrário, é aconselhável que a água esteja distante da água e os dois potes bem distantes da caixa sanitária. Outra dica é ter potes largos, já que os gatos não gostam de encostar os bigodes nas vasilhas. Regina explica também que há outras opções, como as fontes, por exemplo, que podem ser usadas pelos tutores.
É importante também que os animais sejam estimulados a fazer atividades físicas. Para os animais que permanecem somente em apartamentos, a veterinária aconselha que sejam colocadas prateleiras pela casa para que o animal brinque.
Outra dica é oferecer, ao menos uma vez por dia, ração úmida. Não é necessário dar um sachê inteiro para cada felino, como explica Regina. Também há brinquedos que podem ser “recheados” para que os animais brinquem enquanto se alimentam ou bebem líquidos. Também é importante oferecer aos animais rações adequadas aos felinos, pela idade e a alimentação para castrados, se for o caso.

Sintomas

Qualquer alteração no comportamento do pet deve motivar os tutores a procurarem um veterinário. Em geral, os problemas nos gatos fazem com que os felinos percam o apetite. Além disso, a dificuldade na hora de urinar também pode ser um alerta. “Quando o animal mia muito na hora de usar a caixa sanitária, por exemplo, pode ter alguma coisa errada”, comenta. Outro alerta é quando o animal urina fora da caixa sanitária.
Os tutores também devem estar atentos à limpeza da caixinha de areia. Pelo menos uma vez ao dia a bandeja deve ser limpa e, a cada semana, toda a areia trocada. Com a caixa suja, os animais podem evitar urinar, o que também pode causar problemas no trato urinário.
A profissional também ressalta que este tipo de doença, em geral, tem tratamento. Mesmo nos casos de doença renal crônica, que não há cura definitiva, é possível cuidar do animal para melhorar a qualidade de vida dos amigos de quatro patas.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br