MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Moradores da Serrilhada podem receber água potável até o final do ano

Publicada em 11/05/2018
Moradores da Serrilhada podem receber água potável até o final do ano | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Oliveira estima assinatura de convênio até 30 de junho

Várias iniciativas estão sendo tomadas para a levar água potável até os moradores da localidade da Serrilhada. Duas propostas já foram encaminhadas. Uma delas é a liberação, pelo governo Uruguaio, e a outra é a assinatura de um convênio com a prefeitura de Bagé e Estado, para a perfuração de poços artesianos.
De acordo com o secretário-executivo do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira, José dos Santos Rosa de Oliveira, após a reunião que aconteceu em Bagé, em abril, já foi encaminhada a solicitação para o Uruguai, mas a liberação ainda depende de alteração na legislação daquele país. "Esse processo é realizado através dos ministérios e já existe a possibilidade de mudar a legislação", disse. Além disso, o núcleo está aguardando a finalização de um documento da prefeitura de Bagé, para fechar um convênio e perfurar poços artesianos.
Oliveira ressalta que, no lado brasileiro da Serrilhada, vivem 24 famílias, totalizando 64 pessoas. No local, existe uma escola, que não está em funcionamento, e duas propriedades rurais. Na Cerrillada, lado uruguaio, vivem 113 famílias, totalizando 281 pessoas. A localidade conta com uma escola, duas igrejas, um posto da polícia e um posto de saúde.
Segundo Oliveira, o governo do Estado tem até 30 de julho para assinar qualquer convênio. Caso se concretize, a estimativa e de que as famílias recebam água até o Natal. Há 23 anos, municípios da região disponibilizam luz para a localidade da Cerrillada . Desde janeiro de 2017, os governos municipais de Bagé, Dom Pedrito e a intendência de Rivera, tentam aumentar a parceria, solicitando que o Uruguai disponibilize água para o lado brasileiro, numa espécie de contrapartida e de reforço de compromisso mútuo entre as partes.
No ano passado, representantes das prefeituras e da Intendência de Rivera assinaram um protocolo de intenção de colaboração para a cessão de água potável, do Uruguai, aos municípios brasileiros. O abastecimento no lado brasileiro da localidade da Serrilhada é um problema histórico, que já foi retratado pelo Jornal MINUANO.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br