ANO: 25 | Nº: 6279
11/05/2018 Fogo cruzado

Seminário debate instalação de free shops em cidades de fronteira

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Parlasul, e a Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira, promovem hoje, em Gramado, o segundo Seminário Nacional sobre Instalações de Free Shops em Cidades-Gêmeas de Fronteira. A Receita Federal do Brasil fará uma exposição sobre as últimas regras para a instalação das lojas francas nas cidades gêmeas, bem como os mecanismos necessários para a implantação das mesmas, além de rodada de debates com a participação de parlamentares, prefeitos, entidades e lideranças ligadas ao tema.
Foram convidados para o encontro representantes dos nove Estados que poderão receber os Free Shops, além de deputados estaduais e federais, prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais das cidades envolvidas. Na região, apenas Aceguá pode ser beneficiada com a medida. A programação inicia com a palestra “Instrução normativa e regras para a implantação dos Free Shops em cidades gêmeas de fronteira”, proferida pelo delegado da Receita Federal do Brasil, Vladimir Teixeira da Silva. Logo depois, o presidente da Associação Sul América de Lojas Francas (Asutil) e diretor geral da Dufry Brasil e Bolívia, Gustavo Fagundes fará a palestra "Free Shops no Brasil - o cenário atual e as perspectivas com a implantação de lojas francas terrestres em cidades gêmeas de fronteira". Na sequência, o ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, será homenageado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Parlasul, e a Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira, pelo trabalho realizado em apoio a instalação das lojas francas.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira da Unale, Frederico Antunes, do Progressistas, o encontro é fundamental para a apresentação das últimas regras e quanto a instalação dos Free Shops no Brasil. “Já estamos aptos para finalmente concretizar o sonho de que sejam realizadas as operações na fronteira, gerando empregos e desenvolvimento econômico às regiões. Isso significará ainda importante incentivo ao turismo, entre outros inúmeros benefícios. O nosso objetivo é que as primeiras lojas do lado brasileiro já estejam em funcionamento ainda neste ano”, destacou o parlamentar.
Para o presidente da Unale, deputado estadual Luciano Nunes, do PSDB do Piauí, “os Free Shops são responsáveis pelo desenvolvimento urbano das cidades de fronteira de países vizinhos, em função da geração de novos empregos, o que pode ser também uma oportunidade para fortalecer a economia do país”.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...