MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Teste na caldeira da Pampa Sul é realizado com sucesso

Publicada em 11/05/2018
Teste na caldeira da Pampa Sul é realizado com sucesso | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Com a conclusão de, aproximadamente, 23 mil soldas que trabalharão sob pressão na caldeira da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), foi realizado o teste hidrostático, um dos mais importantes marcos na montagem dessa estrutura. O teste hidrostático da caldeira é um requisito na Norma Reguladora nº13 (NR13) que regulamenta a segurança na operação de vasos de pressão e caldeiras no Brasil. Ele somente pode ser realizado após a certificação de aptidão via documentação reunida desde as primeiras atividades de montagem e solda da caldeira e deve envolver um engenheiro mecânico como profissional habilitado para garantir que a caldeira estava pronta para ser submetida ao teste.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, explica que, durante o teste, as tubulações da caldeira foram preenchidas com, aproximadamente, 700 metros cúbicos (m³) de água e foi iniciada a sua pressurização até o nível de 29,7 Mega Pascal (unidade de medida Mpa) por 20 minutos. Na sequência, com a pressão reduzida ao nível de operação da caldeira foram verificadas as condições das tubulações.
“Em um primeiro momento, foram testados os sistemas de alta pressão, para na sequência ser testado o sistema de vapor reaquecido, ambos com sucesso total com a verificação de ausência total de vazamentos de água. A importância na realização desse teste está em assegurar a integridade e qualidade da caldeira nos parâmetros previstos no projeto, além de mitigar possíveis defeitos identificáveis na etapa de operação da caldeira, quando a necessidade de uma manutenção corretiva causaria um transtorno muito grande”, explica Stamm.
Com a conclusão do teste hidrostático, a caldeira atinge o marco de 70% das suas estruturas completas e, na sequência, deverá ser iniciada a instalação de camadas refratárias e o isolamento térmico das tubulações testadas. “O próximo importante marco a ser conquistado consiste na realização do teste de sopragem da caldeira, previsto para o próximo semestre quando a estrutura estiver sendo finalizada”, detalha Stamm.

A usina
A Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul (Miroel Wolowski) é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova Usina por 25 anos, a partir de janeiro de 2019. A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) tem capacidade instalada de 345 MW e investimento total de R$ 2,5 bilhão.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br