MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Bagé é contemplado em parceria entre Estado e cooperativas

Publicada em 12/05/2018

Uma parceria que favorece o pequeno produtor, a alimentação de apenados do sistema prisional e a economia do Estado teve mais um avanço na quinta-feira. O governador José Ivo Sartori, os secretários do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, e da Segurança Pública, Cézar Schirmer, e representantes de quatro cooperativas da agricultura familiar assinaram o contrato de Aquisição de Alimentos (PAA), que irá beneficiar unidades penitenciárias em 37 municípios. Ao todo, 40 cooperativas participam do convênio, somando R$ 9.295.427,56 em contratos.

De acordo com o governador, a parceria com o governo federal fortalece as cooperativas, a agricultura familiar e a cadeia produtiva do setor, gerando emprego e renda nas comunidades rurais. "Esse é um incentivo para o homem do campo e para os seus filhos, que podem seguir conduzindo a propriedade da família", destacou.

A partir da aquisição de alimentos das cooperativas será feita uma doação simultânea à Susepe, que irá encaminhar os produtos aos presídios dos municípios participantes. Minetto ressaltou o sucesso da parceria entre Estado e União: "Desde o ano passado, adquirimos produtos para 17 unidades prisionais, 721 escolas estaduais, defesa civil e fundação de proteção especial".

Para Schirmer, o convênio é uma alternativa criativa para gerar economia aos cofres públicos e possibilitar novos investimentos. "Esse é um projeto ideal para qualquer governo. Com ele estimulamos o produtor, reduzimos os gastos do Estado e garantimos alimentos de procedência aos apenados", afirmou.

Na lista

Bagé é uma das cidades contempladas pelo convênio. O diretor do Presídio Regional, Carlos Eduardo Padilha, destaca que sabia da possibilidade do recebimento dos alimentos da agricultura familiar, mas ainda não recebeu oficialização por parte da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Atualmente, o PRB abriga mais de 450 detentos.

Além da Rainha da Fronteira, estão incluídos na lista de beneficiados os municípios de Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Iraí, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Sarandi, Erechim, Getúlio Vargas, Passo Fundo, Carazinho, Vacaria, Lagoa Vermelha, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires, Porto Alegre, Guaíba, Arroio do Ratos, Charqueadas, São Jerônimo, Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Osório, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas, Rio Grande, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Santa Maria e Cachoeira do Sul.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br