MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Para o Dia das Mães, psicóloga avalia relação materna

Publicada em 12/05/2018
Para o Dia das Mães, psicóloga avalia relação materna | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Aline Silveira avalia vínculo existente

Com a chegada do Dia das Mães, neste domingo, a psicóloga Aline Silveira destacou o que é o afeto entre mães e filhos. Segundo a profissional, a gravidez desencadeia para a mulher três momentos: o nascimento de um novo ser, de uma mãe e de uma família. Portanto, esta nova situação que envolve a mãe e o meio social no qual está inserida irá influenciar o processo psicológico, a adaptação a este novo período e o desenvolvimento desses novos papéis psicossociais.

Segundo Aline, a mulher deixará de ser somente filha para se tornar, também, mãe. A maneira como ela decide vivenciar a fase da gravidez e como constrói o contato afetivo com o feto influenciará sua própria vida e, possivelmente, a vida do filho em desenvolvimento. “A partir do momento, que nasce o desejo de se ter um filho, já se cria um laço afetivo, invisível”, destaca.

A psicóloga explica que surge um novo elo vital, essencial para a construção de uma relação entre mãe e bebê – o vínculo afetivo. “Tudo deve ser recheado de amor e carinho. Quanto mais forte a união for, mais fácil virá a independência da criança. Para que haja o vínculo – o que a criança sente pelos pais - é preciso que haja afeto – o que os pais dão aos filhos. O homem é humanizado justamente por conta do vínculo afetivo. Se a mãe, não estiver ligado de uma maneira consistente, afetiva, espontânea, ao bebê, haverá dificuldades em seu desenvolvimento psíquico, pois o vínculo afetivo possibilita o indivíduo a ser apto a viver junto com outros seres. A possibilidade de oferecer um ambiente suficientemente bom é responsável por sustentar o processo de desenvolvimento do bebê. ”, complementa.

Aline acrescenta dizendo que uma possível falha ambiental pode interferir substancialmente no processo de maturação como ser psicossomático, ou seja, a saúde psíquica do ser está em jogo e falhas nestes momentos iniciais podem interferir no modo de ser do indivíduo na fase adulta.

vínculo afetivo é necessário para a criança se desenvolver e se tornar independente com segurança. As mães precisam, quase sempre, voltar ao trabalho ou às atividades que são inerentes à vida que levam. É aí que o bebê tem de estar confortável, mesmo longe dela. O acolhimento cria confiança. O cordão invisível, uma vez criado, está sempre ali, por maior que seja a distância que filho e mãe estiverem um do outro”, declara a profissional.

A atenção a todos os chamados da criança não pode (nem deve) ser levado para sempre, e aí mora a dificuldade de algumas mães, alerta a psicóloga. “O medo que eles cresçam, que atravessem as ruas sozinhos, que decidam sobre suas roupas ou que escolham o que comer, dá início à sensação de elas estão falhando. Aí começam a exigir e frustrar demais as crianças, afinal, elas falam 'nãos' e isto frusta, mas a mãe suficientemente sabe que precisa satisfazer emocionalmente seus filhos (brincar, demonstrar amor, dar carinho, suprir as necessidades que eles ainda não sabem satisfazer sozinhos) e não estar de prontidão todas as vezes que eles chamarem. Falhar de maneira tolerável ajuda a criança a entender que vive num mundo imperfeito”, conclui .

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br