MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Regularização da Coopersul avança junto à Aneel

Publicada em 12/05/2018
Regularização da Coopersul avança junto à Aneel | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Presidente Jaci Jacinto Coelho,vice-presidente Adir Sebastião dos Santos e secretário-executivo Danilo Medina Pereira

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na quinta-feira, a proposta de cálculo das tarifas iniciais para a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira do Sul (Coopersul) e mais 12 entidades pendentes de regularização como permissionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.
Conforme a assessoria da cooperativa, que atua há 45 anos na região, as adaptações para o processo devem ser concluídas nos próximos 40 dias, e a regularização deve ocorrer ainda neste ano.
Segundo o secretário da Coopersul, Danilo Medina Pereira, com a regularização, a cooperativa terá mais condições técnicas para atender seus associados, além de possibilitar uma diminuição na cobrança pelo serviço. "Hoje, nossa tarifa tem custo elevado porque atendemos uma área com longas distâncias e poucos usuários de grande porte. Após a regulamentação, com a intervenção da Aneel, poderemos beneficiar nossos associados com uma tarifa média com custo menor e mais justo", explica.

A partir dessa mudança, segundo o secretário, a fiscalização do serviço prestado pela Coopersul, que atualmente é realizada por conselho interno, passará a ser responsabilidade da Aneel. Com isso, a entidade, que hoje funciona na condição de cooperativa autorizada, deverá repassar relatórios periódicos de valores e custos para a agência. Através da documentação, a cooperativa justificará o motivo de seus custos elevados em relação a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que atua como sua entidade supridora, o que permitirá a entidade a receber subsídio da Aneel para a nivelação dos valores.

Uma exigência do órgão nacional, apontada por Pereira, é que a Coopersul passe a oferecer, unicamente, o serviço de distribuição de energia, o que, possivelmente, acarretará na terceirização de algumas atividades realizadas pela entidade, assim como a desativação de alguns setores, como a fábrica de postes e oficina de manutenção, o que deve diminuir as despesas. Ainda, segundo o secretário, a agência também ficará encarregada de ressarcir os associados quando houverem cortes nos serviços da companhia.

Atualmente, a Coopersul abastece todo o território de Aceguá, 95% de Hulha Negra, 40% de Candiota (na região da localidade de Seival) e 5% de Bagé. Para o processo de regularização de cooperativas como permissionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica, deve-se ter homologação da área de atuação; das tarifas iniciais e fornecimento e a assinatura do contrato de permissão.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br