MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Um debate distante do fim

Publicada em 14/05/2018

A comissão especial da Lei Kandir deve votar, amanhã, em Brasília, o relatório final da proposta que promete compensar os estados exportadores pelas perdas relacionadas à legislação que trata sobre o imposto incidente nas operações relativas à circulação de mercadorias e serviços. Pela proposta que entrará na pauta, as perdas de arrecadação com a política de desoneração deverão ser repostas em até 30 anos, mais de meio século após a legislação que mexeu com as receitas estaduais e municipais. Esse horizonte, em termos de solução, diz muito sobre o ritmo das decisões no Brasil, e deve servir para nutrir novas contendas.
O colegiado misto, que reúne deputados e senados, foi criado em 2017, por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao Congresso nacional a aprovação de uma lei complementar para compensar os estados exportadores pelas perdas com a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). O anteprojeto apresentado pelo senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, define que a compensação devida pela Lei Kandir aos governos estaduais e municipais a cada exercício será de R$ 39 bilhões, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A expectativa, pelo menos, é a de que esta costura retorne à agenda de votações.
Poucas legislações motivaram tantas discussões nas duas últimas décadas como a Lei Kandir. E não é difícil compreender os motivos. Afinal, prefeitos e governadores perderam recursos por conta das desonerações. A comissão que avalia a compensação tem prazo para votar o relatório. A etapa, aliás, deveria ter ocorrido na semana passada, mas a reunião dos parlamentares foi suspensa por que, de acordo com nota da Agência Senado, o colegiado 'ainda mantém entendimentos com as autoridades fazendárias para concluir a votação da proposta'. Embora aparente avanços, com a iminência de uma aprovação, o debate, ao que tudo indica, ainda está muito longe do fim. Não faltarão, aliás, focos para o estabelecimento de novos debates.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br