MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Especialista aponta técnicas para redução do carrapato bovino

Publicada em 15/05/2018

A infestação de carrapatos em bovinos atinge, durante o outono, o seu último estágio, e, por isso, neste período do ano, é importante evitar que haja um excesso desses parasitas nos animais. Nessa época, ocorrem mudanças significativas em um ou dois dias devido à alta infestação de carrapatos que sobreviveram aos tratamentos realizados na primavera/verão. Para evitar uma superpopulação do parasita na terceira geração, que se dá no final do verão e início do outono, o produtor deve adotar ações estratégicas.
 
Entre as medidas que devem ser tomadas, está a limpeza dos potreiros com princípios ativos que tenham ação sobre a produção de ovos e/ou crescimento dos carrapatos. De acordo com o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, o médico veterinário Bernardo Pötter, medidas como esta ajudam a diminuir a infestação no inverno e na próxima primavera, pois uma parte dos carrapatos resiste às baixas temperaturas. “O produtor deve procurar aliar os animais mais resistentes com os produtos que agem sobre os ovos em potreiros mais atingidos, visando diminuir a infestação nesses locais”, enfatiza.
 
Pötter destaca que animais geneticamente mais resistentes, selecionados pela genômica, ajudam a limpar os campos, pois os carrapatos não se desenvolvem neles. “É possível disseminar uma genética mais resistente ao carrapato no rebanho, através de acasalamentos direcionados”, explica, destacando que o melhoramento genético atual já pode auxiliar no controle do carrapato bovino através da seleção genômica.
 
Um trabalho de pesquisa realizado pela Conexão Delta G, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, e a Gensys Consultores Associados, e apoiado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), identifica e seleciona os animais mais resistentes à infestação do parasita combinando dados de contagens de carrapato e de genealogia com informações de DNA. Foram identificados animais das raças Braford e Hereford mais resistentes à infestação por carrapatos por meio da genotipagem dos animais e auxílio dos marcadores moleculares presentes no DNA dos bovinos destas raças.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br