ANO: 24 | Nº: 6061
16/05/2018 Cidade

Lemieszek lança novo volume de "Governos e Governantes de Bagé"

Foto: Tiago Rolim de Moura

Autor aborda a história dos mandatos de 1993 a 2000
Autor aborda a história dos mandatos de 1993 a 2000

Cerca de 10 anos após o lançamento do volume anterior, o historiador, professor e diretor do Arquivo Público Municipal, Cláudio de Leão Lemieszek, lançará o quarto livro da coleção "Governos e Governantes de Bagé". A produção que aborda o período entre os anos 1993 e 2000 será lançada na próxima terça-feira, 22 de maio, às 18h, na Livraria LEB.
Este é o terceiro volume produzido por Lemieszek, que deu continuidade ao trabalho do primeiro livro da coleção, realizado pelo também historiador Tarcísio Taborda, em 1963. O livro percursor da iniciativa teve como objetivo fazer o registro dos governos desde a fundação de Bagé até o ano em que foi lançado.
Com a morte de Tarcísio, Lemieszek foi autorizado pela família Taborda a continuar o projeto, e, em 2003, junto à Editora Praça da Matriz, do amigo José Carlos Teixeira Giorgis (Juca), lançou o livro que narra as histórias dos governos de 1964 a 1978. Já em 2008, o historiador lançou a obra que registra os trabalhos realizados pelos governos de 1979 a 1992.
No livro atual, Lemieszek enfoca nos embates políticos e ideológicos entre Luiz Alberto Vargas e Carlos Sá Azambuja, ambos em suas segundas administrações. Mas o diferencial deste volume, segundo o autor, é um maior destaque ao Legislativo dos governos, que por certos momentos toma o protagonismo das ações. "Não desmerecendo os outros anos, mas este é um período com vereadores extremamente preparados em que se travaram grandes debates, como o arrendamento do Daeb e à época em que a Câmara fez o pedido de impeachment de Carlos Sá Azambuja", declara.
Este é o nono livro de Lemieszek, que em todas as suas produções narra a história de Bagé, por ângulos diferentes. Para a realização do projeto, além de pesquisas em matérias de jornais, documentos e gravações de rádios, o historiador também fez entrevistas com os dois prefeitos da época, além de secretários, vereadores e outras autoridades da época estudada.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...