MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lemieszek lança novo volume de "Governos e Governantes de Bagé"

Publicada em 16/05/2018
Lemieszek lança novo volume de
Autor aborda a história dos mandatos de 1993 a 2000

Cerca de 10 anos após o lançamento do volume anterior, o historiador, professor e diretor do Arquivo Público Municipal, Cláudio de Leão Lemieszek, lançará o quarto livro da coleção "Governos e Governantes de Bagé". A produção que aborda o período entre os anos 1993 e 2000 será lançada na próxima terça-feira, 22 de maio, às 18h, na Livraria LEB.
Este é o terceiro volume produzido por Lemieszek, que deu continuidade ao trabalho do primeiro livro da coleção, realizado pelo também historiador Tarcísio Taborda, em 1963. O livro percursor da iniciativa teve como objetivo fazer o registro dos governos desde a fundação de Bagé até o ano em que foi lançado.
Com a morte de Tarcísio, Lemieszek foi autorizado pela família Taborda a continuar o projeto, e, em 2003, junto à Editora Praça da Matriz, do amigo José Carlos Teixeira Giorgis (Juca), lançou o livro que narra as histórias dos governos de 1964 a 1978. Já em 2008, o historiador lançou a obra que registra os trabalhos realizados pelos governos de 1979 a 1992.
No livro atual, Lemieszek enfoca nos embates políticos e ideológicos entre Luiz Alberto Vargas e Carlos Sá Azambuja, ambos em suas segundas administrações. Mas o diferencial deste volume, segundo o autor, é um maior destaque ao Legislativo dos governos, que por certos momentos toma o protagonismo das ações. "Não desmerecendo os outros anos, mas este é um período com vereadores extremamente preparados em que se travaram grandes debates, como o arrendamento do Daeb e à época em que a Câmara fez o pedido de impeachment de Carlos Sá Azambuja", declara.
Este é o nono livro de Lemieszek, que em todas as suas produções narra a história de Bagé, por ângulos diferentes. Para a realização do projeto, além de pesquisas em matérias de jornais, documentos e gravações de rádios, o historiador também fez entrevistas com os dois prefeitos da época, além de secretários, vereadores e outras autoridades da época estudada.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br