MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Alteração na lei do plebiscito para venda de estatais vai trancar pauta da Assembleia

Publicada em 17/05/2018

O parlamento gaúcho tem prazo para votar o projeto de lei que altera a legislação sobre a realização de consultas referendárias e plebiscitárias, apresentada pelo governo do Estado. A partir do dia 25, a proposta que pode definir o futuro de três estatais passa a trancar a pauta da Assembleia Legislativa. Na prática, após esta data, os parlamentares deverão apreciar a matéria, em plenário, sob pena de inviabilizar as votações de outras proposições. A mudança, porém, enfrenta muita resistência.
Para realizar o plebiscito durante as eleições de outubro, o governo do Estado precisa alterar a lei. Pela legislação em vigor, a autorização deve ser dada, pelo parlamento, em até cinco meses antes das eleições. O governador José Ivo Sartori, do MDB, busca encurtar este prazo para 90 dias, adequando, de acordo com o governo, as normas estaduais a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As bancadas do PT, do PCdoB e os deputados Ciro Simoni, do PDT, Pedro Ruas, do PSOL, e Juliana Brizola, do PDT, já se posicionaram contra o projeto que muda o prazo de aprovação do plebiscito envolvendo a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A líder do PT na Assembleia, deputada Stela Farias, já afirmou que não é de competência do Executivo alterar a lei que dispõe sobre o plebiscito.
O parlamento também aprecia um ofício enviado ao presidente da Casa, Marlon Santos, do PDT, solicitando que a mesa diretora elabore um projeto de decreto legislativo convocando o plebiscito. Na terça-feira, em reunião da mesa, Santos leu o ofício. O deputado Nelsinho Metalúrgico, do PT, pediu vista, porque “além de erros formais no ofício, não pode, a mesa, deliberar sobre projetos amparados em uma lei que ainda não existe”.
A líder do PT declarou que o governo não tem competência para encaminhar um ofício à mesa com esse pedido. A posição é rebatida por integrantes da base, mas Stela explica que outro argumento das bancadas de oposição é que o governo quer que seja encaminhado um projeto de decreto legislativo antes de ter sido aprovada a lei que muda o prazo de aprovação do plebiscito. “Por todos esses motivos, houve o pedido de vistas do deputado Nelsinho, membro da mesa pela bancada do PT”, esclarece.
Durante discurso na tribuna, Nelsinho afirmou que não há mais prazo legal para a realização do plebiscito. “A solicitação do governador deveria ter chegado em tempo hábil à Assembleia”, reforça. Fica claro, conforme o parlamentar que, além da população, na Assembleia, não há interesse pela privatização, já que o governo insiste e é derrotado desde 2016 na tramitação dessa matéria.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br