MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Em nome da democracia

Publicada em 17/05/2018

Em meio à crise da representatividade, o Congresso Nacional estuda formas de ampliar a participação da sociedade nas decisões tomadas em Brasília. Uma alternativa interessante, neste sentido, avançou na Câmara dos Deputados, com a promessa de garantir a transparência e a ampla participação da sociedade no processo legislativo. O projeto tramita desde o ano passado e tem garantido apoio parlamentar. Tudo indica que novas ferramentas devem surgir a partir desta necessária discussão.
A matéria, de autoria do deputado Eduardo Barbosa, do PSDB de Minas Gerais, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), e estabelece a necessidade de disponibilizar projetos, pareceres, emendas e destaques para votação em separado na internet, no formato de dados abertos, em que o cidadão terá acesso livre para ler e repassar. A proposta estabelece, ainda, que qualquer cidadão poderá participar dos debates através de fóruns e outros canais de expressão abertos na internet. A medida, que ainda será avaliada em plenário, porém, parece longe de representar uma resposta para demandas sociais.
O substitutivo aprovado pela CCJ retirou a previsão de que os presidentes das comissões deveriam conceder a palavra aos cidadãos previamente convidados, como ocorre durante as audiências públicas. A alteração não pode ser encarada como um avanço. A intenção de viabilizar a participação popular só deve prosperar em um ambiente que privilegie a manifestação de posições contraditórias. Caso contrário, servirá, apenas, para a exposição de motivos, sem qualquer perspectiva de efeito prático. Em nome da democracia, a participação precisa refletir em uma correção de curso, quando a maioria julgar necessário, sob pena de esvaziar o processo.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br