MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

As plantas e os pets

Publicada em 18/05/2018
As plantas e os pets | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Plantas são uma boa opção para enfeitar a casa e, cada vez mais, têm sido uma alternativa até mesmo para moradores de apartamentos. Entretanto, os tutores precisam ficar atentos e, antes de decidir cuidar de uma plantinha, analisar se ela pode ser prejudicial ao seu cão ou gato.
Segundo informações do professor do curso de Veterinária da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Sandro Tuerlinckx, mesmo que animais de qualquer idade possam ser atingidos por substâncias tóxicas, os mais suscetíveis são os animais com até oito meses.
Caso os tutores queiram cultivar tais vegetais, é preciso ter cuidado e não deixá-los em local de fácil acesso aos pets. Vale ressaltar que, em caso de intoxicação, é necessário buscar um veterinário, assim que houver a identificação de um dos sintomas.
Comigo-ninguém-pode, copo-de-leite e antúrio: Essas plantas podem irritar as mucosas dos animais – e humanos também. A reação pode ser originária de ingestão ou apenas contato com a pele. Casos graves podem podem levar à morte, com alterações renais, neurológicas e asfixia e dores fortes.

Espirradeira: As substâncias da espirradeira podem causar arritmias, vômitos, diarreia, perda do controle muscular, respiração rápida e curta, paralisia, coma e até levar à morte.

Samambaias: A ingestão pode provocar febre, hemorragias e diarreia com sangue. É preciso ter cuidado para que o animal não perca muito sangue – o que pode levar à morte.

Hibisco: A planta pode ser fatal aos pets. Após a ingestão, os animais podem ter diarreia, vômito, perda de apetite e náusea.

Avenca: Os brotos da planta podem levar à formação de tumores nos pets.

Azaleia: A ingestão da flor pode gerar disfunções cardíacas e distúrbios digestivos.


Bico-de-papagaio, hera e coroa-de-cristo: O contato pode causar lesões na pele e conjuntivite. Caso os pets comam tais plantas, podem sofrer com náuseas, vômitos e infecção intestinal.

Espada-de-são-jorge: A ingestão da planta pode dificultar o movimento e a respiração dos animais.

Lírio e Lírio da Paz: Tais plantas são especialmente perigosas para os felinos, que podem sofrer falência renal aguda. A ingestão dos lírios ou lírios da paz pode causar irritação ocular, oral e de mucosas, dificuldade de engolir, problemas respiratórios e neurológicos - em casos mais graves.

Violeta: A ingestão da planta pode causar gastrites, vômitos e diarreias nos pets.

Tulipas: O bulbo das plantas é prejudicial, especialmente para os gatos. Após a ingestão, os animais apresentam vômitos, irritação gástrica e diarreia.


Hortência: A planta pode causar vômito, cólicas abdominais, diarreia, convulsões e até levar ao coma.

Beladona: A planta tem substâncias tóxicas nas raízes e sementes. A ingestão pode causar boca seca, aumento da frequência cardíaca, confusão mental e febre.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br