ANO: 24 | Nº: 6083
18/05/2018 Cidade

INSS apresenta mudanças que eliminam agendamento de atendimentos

Foto: Melissa Louçan/Especial JM

Suporte presencial será restrito apenas a alguns casos
Suporte presencial será restrito apenas a alguns casos
As duas últimas semanas de maio trarão mudanças no atendimento aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inclusive na agência de Bagé. A primeira delas terá início na próxima segunda-feira (21): ao acessar o Meu INSS (www.inss.gov.br) ou ligar para o 135, o trabalhador que deseja pedir a aposentadoria por idade urbana ou o salário-maternidade urbano receberá direto o número do protocolo de requerimento, em vez de agendar data para comparecer a uma agência do INSS. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do Instituto, será possível a concessão automática do benefício, isto é, à distância.
A medida elimina a etapa do agendamento, acabando com a espera para ser atendido. É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao requerer o benefício, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Somente se necessário, a pessoa será chamada para ir à agência. Com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.
Novidades
A segunda novidade é a inclusão de uma extensa lista de serviços no rol de atendimentos agendados. Assim, a partir do próximo dia 24, diversos serviços hoje realizados sem agendamento passarão a ser prestados com dia e horário marcados por meio do Meu INSS ou do telefone 135. A relação inclui desistência de aposentadoria, alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, cadastro de procuração, solicitação de pagamento não recebido e solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo, entre outros.
Além de proporcionar maior conforto e economia de tempo, pois a permanência na agência é mais rápida quando se tem hora marcada, a ampliação dos serviços com agendamento mitiga indícios de irregularidades, já que todas as informações do segurado precisam estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado. E isto, além da segurança que oferece aos cidadãos, abre o caminho para a automatização.
Mudança no horário
Completando o conjunto de medidas que visam tornar mais célere o atendimento e a concessão de benefícios, o INSS irá adotar novo horário para a recepção de demandas espontâneas nas 239 agências da Previdência Social no Sul do País. Também a partir do dia 24, os atendimentos não agendados serão encerrados às 13h, diariamente. Dessa forma, será oferecido um período de cinco ou seis horas para o atendimento sem hora marcada, a depender se a agência abre às 7h ou às 8h, os dois horários de abertura existentes para as unidades do Instituto.
A alteração tem dois objetivos principais: permitir que seja dedicado mais tempo à análise dos requerimentos, resultando em maior agilidade na conclusão dos processos; e aumentar a oferta de vagas na agenda, reduzindo o tempo de espera entre o dia em que o segurado realiza o agendamento e a data do seu atendimento.
Cada vez menos, as pessoas precisam sair de suas casas para ter acesso a serviços e informações do INSS. E a necessidade do atendimento espontâneo torna-se mínima com as mudanças que estão chegando. O atendimento sem agendamento passa a se destinar, basicamente, à orientação e ao esclarecimento de dúvidas, importante função que também é cumprida pelos atendentes da central 135.
BOX
Lista de serviços com hora marcada

Atualizar dados do Imposto de Renda (Declaração de Saída Definitiva do País, Retificação de DIRF, Atualização de dependentes), atualizar dados cadastrais do beneficiário, alterar meio de pagamento, cadastrar Declaração de Cárcere, transferir benefício para outra agência, desistir de aposentadoria, cadastrar ou renovar procuração, cadastrar ou renovar representante legal, reativar benefício, renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão, solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário, cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família, suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho, reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho, solicitar pagamento de benefício não recebido, desbloqueio do benefício para empréstimo, emitir certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS e emitir certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte.

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