MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Escola Antenor Gonçalves Pereira completa 61 anos

Publicada em 19/05/2018
Escola Antenor Gonçalves Pereira completa 61 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Instituição foi inaugurada em 18 de maio de 1957

A única instituição municipal a oferecer curso profissionalizante em Bagé, a Escola Antenor Gonçalves Pereira (Geteco) completou 61 anos na sexta-feira, 18 de maio. Na atualidade, o local conta com cerca de 1,2 mil alunos, sendo 450 em seus cursos técnicos e 750 no Ensino Fundamental.

Conforme o diretor dos cursos de formação profissional, Sandro Colares, a escola, que atende estudantes de toda a região, tem uma média de 100 formandos por ano em seus cursos de nível técnico. Semestralmente, a instituição oferece vagas para turmas de cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Secretariado e Gestão Imobiliária.

Colares destaca que a maioria dos estudantes terminam a capacitação já inseridos no mercado de trabalho, fora que grande parte inicia suas experiências a partir do primeiro semestre na instituição, através de estágios ou propostas de emprego.

O diretor do Ensino Fundamental da escola, Rafael Alves, destaca que a instituição tem o objetivo da preparação integral dos alunos, não apenas educando-os formalmente, mas também buscando ensiná-los a ter pensamento crítico sobre assuntos em pauta na atualidade. Todos os anos, a instituição forma de 80 a 100 estudantes no Ensino Fundamental.

A escola conta com atividades extracurriculares. Atualmente, a comunidade escolar está inserida em um projeto de incentivo à paz. O diretor afirma que, a partir do segundo semestre, os alunos participarão de um ciclo de palestras especiais contendo temáticas como o bullying e os tipos de preconceitos. “Nossa intenção é torná-los mais críticos com esses assuntos, para que possam ser cidadãos melhores”, explica.

 

Histórico

Inicialmente com o nome de Escola Técnica de Comércio de Bagé, a instituição foi autorizada a funcionar em 1957, oferecendo curso técnico em Contabilidade. O nome de Antenor Gonçalves Pereira foi escolhido porque ele, junto a colegas profissionais de contabilidade, lutou pela implantação dos cursos técnicos em Bagé.

Até ter prédio próprio, a instituição funcionou no então Grupo Escolar Silveira Martins e Monsenhor Costábile Hipólito. A sede da escola foi finalizada somente em 1974. Em 2001, a instituição foi encampada pelo município e funciona nos turnos da manhã e tarde com Ensino Fundamental, atendendo, em média, 750 alunos. À noite, funcionam as capacitações técnicas, onde 450 estudantes frequentam os cursos de Administração, Contabilidade, Secretariado e Gestão Imobiliária.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br