MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Humberto Trezzi palestra para acadêmicos do curso de Jornalismo da Urcamp

Publicada em 19/05/2018
Humberto Trezzi palestra para acadêmicos do curso de Jornalismo da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento assinalou Aula Inaugural da graduação

Uma noite para falar sobre jornalismo investigativo. Essa foi a principal pauta da Aula Inaugural do curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), realizada na noite de quinta-feira. Através da explanação do palestrante Humberto Trezzi, acadêmicos e professores contemplaram a trajetória do jornalista que já soma 34 anos de profissão e que faz parte do Grupo de Investigação da RBS (GDI).

O evento teve a abertura do coordenador do curso de Jornalismo, professor Glauber Pereira, que informou aos acadêmicos que a agenda estava, também, no cronograma do jornal Zero Hora. Neste mês, a ZH está de aniversário e há mais de 10 anos realiza, em comemoração, o 'Zero Hora na Faculdade'. "Através de seus colaboradores, o jornal vai até os cursos de Jornalismo e explana a sua experiência para os estudantes. É um momento de troca. De conversar com profissionais que vivem o cotidiano do Grupo RBS. E nós, enquanto graduação, ficamos contentes em recebê-los. O Humberto Trezzi, por exemplo, está aqui pela segunda vez. Esse tipo de conversa estimula os acadêmicos", comenta.

"A reportagem investigativa é um gênero dentro do jornalismo. Na minha opinião, ela deveria ser o todo". Foi com esse pensamento que o jornalista Humberto Trezzi abordou a sua temática na palestra. De acordo com o palestrante, que atua na área há mais de 34 anos, todas as pautas deveriam ser tratadas como alvo de uma investigação para que, dessa forma, a pesquisa fosse mais completa e instigada. Nesse contexto, falou sobre o Grupo de Investigação da RBS, do qual ele faz parte. "Nós trabalhamos juntos. Reunimos a Zero Hora, a rádio Gaúcha e a TV. Somos o único veículo de comunicação que possui um Grupo de Investigação. Tamanha é a importância com que tratamos o gênero investigativo", explica ao frisar: "Eu sou o jornalista mais experiente no GDI. E hoje posso dizer que estou na minha melhor fase. Estou vivendo o sonho de todo profissional da nossa área, que é poder se dedicar dias, semanas e meses em uma investigação".

Em relação à sua experiência com os acadêmicos, Trezzi diz que compartilhar é um dever. "Todo e qualquer profissional, independente da sua área; se ele é médico, engenheiro, ou nós – jornalistas – devemos, sim, transmitir um pouco do que aprendemos ao longo da vida. E já que eu não sou professor, tento passar a prática para que os estudantes se apropriem e acrescentem aos seus aprendizados teóricos", pondera ao informar que em cinco anos já esteve duas vezes na Urcamp e que é sempre uma boa troca. "Tivemos muita interação com os alunos. Eles participam, questionam, conversam. Eu venho, aqui, quantas vezes me chamarem", conclui.

O GDI foi criado no final de 2016. No momento, Trezzi está trabalhando em uma investigação junto ao seu colega de RBS e professor da Urcamp, jornalista Lucas Rohan. O palestrante explicou, ainda, sobre a mudança da ZH e a unificação dela com a rádio Gaúcha em seus canais de comunicação digital, que agora formam um único portal.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br