ANO: 25 | Nº: 6262

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
21/05/2018 Divaldo Lara (Opinião)

Zona leste recebe três bairros melhores

Na segunda-feira, dia 14 de maio, iniciamos a temporada 2018 do Meu Bairro Melhor, um projeto pioneiro que leva toda a estrutura da prefeitura para dentro de um bairro para realizar as melhorias possíveis, dentro de nossas possibilidades.

Como o nome do projeto diz, ele melhora a vida de uma comunidade, e isso não se resume à infraestrutura, pois há a busca em oferecer o melhor também para o comércio local, para a educação, a saúde, inclusive pensando e discutindo soluções com as coordenações e direções que trabalham nestes lugares.

Reinauguramos em grande estilo, pois, ao invés de atender um bairro, estamos abrangendo três comunidades, a do Prado Velho, do Morgado Rosa e Habitar Brasil, todos na zona leste.

O bairro Morgado Rosa é o local onde estão sendo construídas 564 novas moradias, das 1.164 totais que captamos em Brasília, ou seja, serão 564 novas famílias a habitar aquela região, o que multiplicado por 4, resulta em um aumento de mais de 2.200 pessoas. E é preciso pensar em soluções também para atender essa comunidade após a mudança. Isso inclui, nosso requisito básico, oferecer condições de saúde.

Pensando desta forma, iniciamos a conversar sobre a transformação do Ginásio Mosquitão, um lugar sem uso há um bom tempo, em um novo Centro de Referência em Saúde, para atender de forma mais próxima, os bairros do entorno. Centros de Referência são postos de saúde que oferecem serviços extra, pois levam, para mais perto das comunidades, o oferecimento de especialistas, de serviços e de equipamentos que, antes do nosso governo, só eram possíveis com o deslocamento até o centro. Desde que assumimos, no início de 2017, já temos 5 Centros de Referência equipados e espalhados por cinco regiões da cidade. Um deles é o Sá Monmany, recém-inaugurado.  

Em termos de infraestrutura, o projeto Meu Bairro Melhor tem chegado às ruas transversais dos bairros, com intenso serviço de patrolamento, recuperação na iluminação e saneamento básico. Com a compra de mais de 20 mil tubulações de bueiros, o que garante cerca de 40 quilômetros para toda a cidade, estamos possibilitando o conserto de lugares com graves problemas de alagamentos e que será a solução para muitas famílias. A finalização e pintura do asfalto da rua Breno Machado, que oferece acesso aos novos residenciais, também fez parte do trabalho durante a semana.   

Na educação, os alunos ganharam um espaço revitalizado e bem cuidado, com pintura, reestruturação do muro e também dos brinquedos, produzidos de materiais reciclados, nas praças. Nossa Secretaria de Desenvolvimento Rural também trabalha na substituição de um pontilhão de madeira, em condições debilitadas, por um de concreto, na região de Santa Terezinha, que também está recebendo patrolamento.
No setor de limpeza, foram 96 caminhões retirados, resultante da limpeza e capina das ruas, realizado pela nossa Secretaria de Infraestrutrura, e mais 42 caminhões de descartes, o que inclui lixo eletrônico, captados pela nossa Secretaria de Meio Ambiente.

Outro dia mencionei, em uma coluna, sobre o fato de que, quando o governo mostra trabalho com melhorias e obras, ele também inspira os moradores a fazerem o mesmo. Semana passada, em uma das visitas que fiz aos bairros para acompanhar as obras, levei minha filha, de 5 anos. No dia seguinte, a convidei novamente para me acompanhar e, para minha surpresa, dirigiu-se até seu quarto e fez questão de levar sua própria caixa de ferramentas. Uma reação inocente e espontânea que me causou uma grata surpresa e me faz acreditar que a demonstração de trabalho inspira vontade de trabalhar nas pessoas também. São vários os exemplos, durante nossa passagem pelo bairro, de moradores que também pegaram suas ferramentas e ajudaram nossas equipes. A eles, meu reconhecimento e agradecimento.

Para essa e demais comunidades da zona leste, continuaremos a luta para garantir um projeto que vi nascer no final de 2010, quando eu ainda estava na Câmara de Vereadores, e cujos recursos estavam praticamente perdidos por não ter sido executado no passado. Trata-se do asfaltamento da zona leste, mais um projeto recuperado pelo nosso governo e que, em breve, estaremos licitando para realizá-lo. E, como costumo sempre afirmar, projeto iniciado no nosso governo, é projeto entregue aos bajeenses.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...