MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Reflexo do aumento

Publicada em 22/05/2018

A mobilização deflagrada ontem, em todo o País, por parte dos caminhoneiros, não pode ser vista como uma surpresa. A alta carga tributária que incide sobre os combustíveis, há anos, é motivação para protesto. Na história recente, então, aparenta não ter freio, a não ser que os agentes políticos tomem uma medida mais drástica.

Claro que, no atual momento, o motivador foi o anúncio feito pela Petrobras de elevação, junto às refinarias, em especial, do preço do óleo diesel, que prevê reajuste, a partir de hoje, de 0,97%. Para o restante dos contribuintes, vale salientar, os ajustes têm sido ainda mais pesados, em especial sobre o valor da gasolina que, este ano, já supera a marca dos R$ 5 ao litro – em Bagé e em algumas outras cidade gaúchas.

O assunto gera o debate. Claro que sim. Mas a discussão deve resultar em medidas bem planejadas. O caso, talvez, não seja questionar a incidência de impostos sobre os combustíveis. Isso existe e, dificilmente, deixará de causar reflexo. E nem pode. Assim como os variados setores da economia, tudo resulta em efeito. Porém, seria interessante avaliar até que ponto a carga tributária poderia afetar o valor cobrado do consumidor final.

A arrecadação do País, se suficiente ou não, é expressiva. O impasse fica por como os valores absorvidos dos brasileiros são investidos pelas gestões do poder público. Há anos se fala em corte de despesas, em especial com cargos, na maioria das vezes, de cunho político. Contudo, entra e sai governo, pouco ou quase nada muda. Assim, sobra para a população, que acaba tendo de arcar com mais e mais passivos. Normalmente via elevação de impostos.

Até ontem, ao menos em Bagé, a mobilização não afetou o fluxo de veículos. Contudo, isso pode mudar hoje, a menos que medidas que alterem o atual cenário de custos dos combustíveis não sejam revistas. Entre os prós e contras, tudo dependerá de quem tem a autonomia de apresentar alternativas.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br