ANO: 26 | Nº: 6542
22/05/2018 Cidade

Vitrais de Nossa Senhora Auxiliadora enfeitam prédios históricos em Bagé

Foto: Tiago Rolim de Moura

Secretaria de Cultura elabora adornos para festa
Secretaria de Cultura elabora adornos para festa

Ao se aproximarem as festividades de Nossa Senhora Auxiliadora, nesta quinta-feira, 24 de maio, os prédios históricos e residências de Bagé são adornados com os tradicionais vitrais que colorem as fachadas durante a missa e procissão luminosa.
Na Casa de Cultura Pedro Wayne e no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), por exemplo, os vitrais já estão colocados. A diretora da Casa de Cultura, Heloísa Beckman, salienta que, além do exterior, neste ano, o local também conta com homenagens à copadroeira de Bagé em seu interior.
Quadros, poemas e até mesmo uma estátua da santa, em argila, produzidos por artistas locais, se conectam na exposição temática que adorna o salão principal da Casa de Cultura, enquanto integrantes do órgão finalizam os vitrais que serão colocados no Palacete Pedro Osório, onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Segundo Heloísa, as homenagens continuarão durante a procissão à luz de velas, que terá sua saída na avenida Marechal Floriano, no feriado, após a missa especial na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo bispo Dom Gílio Felício, às 17h.
Em dois momentos, os devotos que participarem da caminhada poderão contemplar apresentações artísticas feitas especialmente para o cortejo. No Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), um grupo cantará a canção “Ave Maria no morro”, e, logo após, em frente à Casa de Cultura, a professora Beth Infantini e Silvério Gonçalves, juntamente com o pianista Renato Paim, apresentarão cânticos de louvor.
Conforme um dos organizadores da festa de Nossa Senhora Auxiliadora, o salesiano Luiz Opata, os vitrais são uma tradição da Igreja Católica, que tem o objetivo de enfeitar a cidade durante a procissão, com imagens que representam passagens da Bíblia.

Celebrações
Opata destaca que, além da tradicional missa e procissão em homenagem à santa, nesta quinta-feira, também acontecerá uma cerimônia religiosa, onde devotos rezarão mil vezes a oração "Ave Maria", na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração, organizada pela Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora (ADMA), terá início às 7h e se estenderá até as 12h.
Desde terça-feira passada, todas as noites, a partir das 19h, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora tem recebido párocos convidados, que presidem missas especiais de preparação para a festa da santa. Hoje, o padre Ademar Urbainski ficará a cargo da celebração com o tema “Maria nos ensina a educar nossos filhos para Deus”. Amanhã, o vigário-geral do Bispado, Roberto Carlos Rodrigues Barbosa, presidirá a missa intitulada “Maria, a esposa do Espírito Santo”. A coroação de Nossa Senhora Auxiliadora deve ocorrer na próxima quarta-feira, 30 de maio.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...