MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

"Plebiscito não pode ser usado com fim eleitoreiro", afirma vice-presidente da Assembleia

Publicada em 23/05/2018

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Juliano Roso, do PCdoB, pediu vista, ontem, à solicitação do Executivo para que a Assembleia Legislativa elabore um projeto de decreto legislativo e convoque uma consulta pública para a privatização ou federalização de três estatais (CEEE, Sulgás e CRM). "Somente após a apreciação do PL 69 devemos avaliar o pedido do plebiscito. Este foi o motivo que me levou a solicitar um pedido de vista na Reunião de Mesa", explica.
O parlamentar também pediu que o expediente do governador seja levado à Procuradoria da Casa para emitir parecer sobre a solicitação do governo. Ele afirma que a figura do plebiscito é soberana e fundamental na democracia e considera que este instrumento não pode e não deve ser utilizado com fins eleitoreiros para desviar a atenção dos graves problemas do Estado.
Junto com o ofício solicitando que a presidência da Assembleia delibere sobre a realização de um plebiscito por meio de um Projeto de Decreto Legislativo, o governo do Estado encaminhou um  Projeto de Lei que  pretende modificar uma lei estadual, de 1991, que determina que a solicitação de uma consulta popular só pode acontecer 150 dias antes da eleição.
Pela proposta do governo, o prazo cairia para 90 dias. O projeto tramita em regime de urgência e deve ser analisado em até 30 dias. Se a medida não for analisada na sessão do dia 29 de maio, passa a trancar a pauta de votações do parlamento.
Para Roso, é um absurdo uma matéria ser debatida na mesa da Assembleia sem uma posição sobre o projeto. Na avaliação do parlamentar, o prazo do plebiscito já passou e deveria ter sido feito até dia 7 de maio.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br