MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sartori recebe nova diretoria da Associação de Diários do Interior

Publicada em 23/05/2018
Sartori recebe nova diretoria da Associação de Diários do Interior | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Presidente da ADI/RS falou sobre importância dos jornais do interior

Por Letícia Wacholz
(Especial ADI/RS)

O Palácio Piratini sediou, na noite de segunda-feira, 21, um jantar de apresentação da nova diretoria da Associação de Diários do Interior do RS (ADI/RS) para o governador José Ivo Sartori e primeira-dama, Maria Helena Sartori. A recepção aos jornais associados também contou com a presença da nova secretária estadual de Comunicação, Isara Marques. A jornalista assumiu o cargo em abril, quando o então titular da pasta, Cleber Benvegnú, passou a assumir a Casa Civil.
O jantar marcou a primeira reunião da gestão 2018-19, presidida desde abril por Eládio Dios Vieira da Cunha, diretor do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul. Em seu discurso, o gestor destacou a importância do encontro para estreitar laços com o governo gaúcho. Para ele, ao abrir as portas para a entidade, o Piratini demonstra valorização ao trabalho de cada empresa que leva comunicação diária às comunidades e municípios do interior do Estado.
Ao comentar as dificuldades que os veículos de comunicação impressa enfrentam, especialmente com a alta do preço do papel, que é importado, observou que em um ano o produto subiu em torno de 45%, que somados aos 15% da alta do dólar, representa um peso de 60% para a indústria impressa. “Um preço explosivo. Esta é uma situação que não sabemos onde vai parar. Estamos sendo sufocados”, lamentou.
Para ele, o momento econômico e o cenário de mudanças, na forma de comunicação, são desafios para as lideranças de cada empresa do setor. Por outro lado, observou Vieira da Cunha, os jornais do interior ainda se diferenciam pela produção jornalística local, focada nas demandas e necessidades dos leitores que moram nas cidades do interior do RS, enquanto que a grande imprensa foca em acontecimentos estaduais, nacionais e internacionais. “Acompanhamos as tendências dos jornais dos Estados Unidos e Europa, onde os jornais do interior estão tendo mais chances de se manterem".
A palavra mudança norteou a fala do governador Sartori, que aproveitou o momento para destacar os desafios da comunicação com o avanço das tecnologias digitais e também as necessidades de mudanças na gestão pública. Segundo ele, a sociedade mudou, por isso, a situação obriga as empresas e o poder público a se atualizarem. “Estamos vivendo uma fase diferente”, acentuou.
Para o governador, o desafio não é somente de sobrevivência, mas de adaptação a um cenário que exige soluções. “O poder público precisa mudar, precisamos fazer gestão, precisamos ter coragem e alterar o que for preciso para garantir eficiência”, defendeu, ao fazer referência à proposta de plebiscito para ouvir os gaúchos sobre a venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás. Segundo ele, não cabe ao Estado minerar carvão, distribuir gás ou energia elétrica e, sim, garantir qualidade de vida aos cidadãos.
A Associação de Diários do Interior completa, em 2018, 26 anos de fundação e conta, atualmente, com 25 jornais associados, dentre os quais está o MINUANO.


Gestão 2018/2019

Presidente - Eládio Dios Vieira da Cunha, Jornal do Povo (Cachoeira do Sul);
Vice-presidente - Miriam Volkmer Detefani, O Informativo do Vale (Lajeado);
Secretária - Maria Luiza Szulczewski, Jornal Ibiá (Montenegro);
Tesoureiro - Moacir Menezes, Jornal de Gravataí (Correio de Cachoeirinha).

Conselho Fiscal

Jones Alei da Silva, Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul);
Cláudio Scherer, Folha de Caxias (Caxias do Sul);
Carlos Buttenbender, Diário da Encosta da Serra (Ivoti).

Suplentes

Edmundo Ploschmann, Jornal da Manhã (Ijuí);
Luis Frederico Andres, A Tribuna (Santo Ângelo);
Sérgio Klafke, Folha do Mate (Venâncio Aires).

Diretores de Relações Institucionais

Virgínia Fetter, Diário Popular (Pelotas);
Múcio de Castro, O Nacional (Passo Fundo).

Diretora de Eventos e Promoções

Mara Rúbia Flores, Jornal Ibiá (Montenegro).

Diretor de Mercado/Insumos

Rogério Caldellas, Diário Popular (Pelotas).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br