ANO: 26 | Nº: 6556
24/05/2018 Fogo cruzado

Compede oficia secretarias municipais para que enviem representantes às reuniões

Foto: Emanuel Muller/ Especial JM

Conselheiros e visitantes debatarem temas mesmo sem quórum para oficializar reunião
Conselheiros e visitantes debatarem temas mesmo sem quórum para oficializar reunião

Durante a segunda reunião consecutiva sem quórum, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bagé (Compede), Ruibar Freitas, informou que houve o encaminhamento de um ofício às secretarias municipais que compõem o colegiado para que indiquem seus representantes. Desde a posse da nova gestão, em 2017, as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Juventude, Esporte e Lazer não participaram de nenhum encontro.
Os conselheiros, porém, reconheceram a participação dos representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, com a conselheira Gládis D´Avila, e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, com o conselheiro Luís Diego Soares, que participam da maioria dos encontros. Soares não compareceu à reunião realizada na manhã de terça-feira, 22, no salão de atos do Caminho da Luz, mas justificou ausência.
Embora a falta de quórum não tenha permitido a discussão de temas, os conselheiros presentes debateram sobre diferentes assuntos relativos à estruturação e funcionamento do Compede. A visibilidade e divulgação das ações e importância do colegiado foi um dos temas debatidos na reunião. Os conselheiros apresentaram sugestões de pautas que devem ser discutidas nas reuniões e formas para melhorar a comunicação com a comunidade, destacando a necessidade de ações do conselho. A participação dos próprios conselheiros nas reuniões foi destacada como ponto principal a ser trabalhado.
A próxima reunião do Compede foi antecipada para dia 12 de junho, às 8h30min, no Caminho da Luz. Uma das propostas que deve ser debatida será a escolha de um novo vice-presidente para o órgão, já que a conselheira Cimone Halberstadt ocupava a função como representante da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, mas como desvinculou-se do órgão, será necessário o encaminhamento de outro representante da secretaria. Cimone permanece como conselheira, representando a Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef).

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...