ANO: 25 | Nº: 6330
24/05/2018 Cidade

Documentário de Zeca Brito estreia, hoje, em 11 cidades

O longa-metragem gaúcho "A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro", de Zeca Brito e Leo Garcia, entra em cartaz, hoje, em onze cidades brasileiras, incluindo Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador. O documentário revive, por meio da trajetória do jornalista gaúcho Tarso de Castro (1941-1991), a história da geração de intelectuais que resistiu à ditadura militar e promoveu uma verdadeira revolução cultural no País. A produção é assinada por Coelho Voador, Epifania Filmes, Anti Filmes e Boulevard Filmes, em coprodução com o Canal Brasil e distribuição da Boulevard Filmes. 

Considerado uma figura libertária, combativa e boêmia, Tarso de Castro marcou a imprensa brasileira durante os anos do regime militar em publicações como o semanário "O Pasquim". Foi também idealizador do caderno Folhetim da Folha de S.Paulo. Em Porto Alegre, trabalhou nos jornais Última Hora e Zero Hora. Sempre polêmico, o jornalista passo-fundense foi um dos mais importantes comunicadores do Brasil. Com fama de mulherengo, namorou a estrela de cinema americana Candice Bergen, nos anos 1970. O documentário reuniu um time de entrevistados que inclui o ator João Vicente de Castro (seu único filho), o cartunista Jaguar, Paulo César Pereio, Caetano Veloso, Bárbara Oppenheimer, Nélson Motta e Roberto D'Avila, entre outros.

"O Tarso foi um personagem fascinante e muito complexo. E nunca foi tão urgente falar e discutir sobre jornalismo como hoje", acredita Leo Garcia, que divide as funções de diretor e roteirista com Zeca Brito. "Tentamos fazer jus ao nosso personagem, realizando um documentário que aborda temas sérios, mas de uma maneira bem despojada e engraçada – no melhor estilo Tarso de Castro", conclui. "Tarso fez de sua vida uma instigante narrativa de paixões. Revolucionário e transgressor, mudou a imprensa brasileira vivendo intensamente o ofício de jornalista", complementa Brito.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...