ANO: 24 | Nº: 6038

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
25/05/2018 Caderno Ellas

16ª Semana de Museus em Bagé destaca o Grupo de Bagé

Foto: Viviane Becker

Carlos Scliar
Carlos Scliar

Foi aberta, em Bagé, na última sexta-feira, a 16ª Semana Nacional de Museus, sob o tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

A exposição, em destaque no Museu da Gravura, retrata a arte do Grupo de Bagé, protagonizado por Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Eles se reuniam, para juntos retratar os hábitos e costumes gaúchos através da pintura, do desenho e da gravura. Estes artistas somavam uma vasta experiência individual e, sobretudo, coletiva. O engajamento constante dos quatro amigos mostrava a preocupação permanente pela comunicação com o público e com a profissionalização do artista. Essa perspectiva da popularização das artes plásticas e das artes em geral, e a busca sempre renovada de um contato direto com o público, fundamentou este encontro ocorrido na cidade de Bagé em janeiro de 1976.

 

Exposição

De forma dinâmica, a proposta do Museus hiperconectados surpreendeu com a construção de uma narrativa mais humana, com uma exposição que está provocando reflexão, para que as pessoas desenvolvam um olhar diferenciado sob a arte.

A mostra do Grupo de Bagé permanece em exibição, no Museu da Gravura, até o mês de julho, para que a comunidade possa se apropriar desta exposição.   

 

Funcionamento do Museu da Gravura

De terças a sextas-feiras, das 15h30min às 19h30min.

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...