MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

Como cuidar da amiga de quatro patas durante a gravidez

Publicada em 25/05/2018
Como cuidar da amiga de quatro patas durante a gravidez | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A gravidez é um momento que exige cuidados especiais. Essa regra não vale somente para humanos, mas também para os pets. Ao perceber que sua amiga terá uma cria, o tutor deve levar o animal ao veterinário, acompanhar as mudanças de rotina e preparar a casa para receber os filhotinhos.

Período fértil
O professor do curso de veterinária da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Guilherme Collares, explica que, no geral, o primeiro cio das cadelas ocorre aos seis meses. Nas gatas, em geral, também pode acontecer aos seis meses. Entretanto, nos felinos, poderá ocorrer antes, por algum estímulo. Collares esclarece que os gatos são poliéstricos estacionais, ou seja, quanto maior a luminosidade, maior a frequência do cio.
Nos felinos, é possível perceber o período fértil pela mudança de comportamento, que passam a miar bastante e ficar agitadas. Já as cadelas, ficam com a vulva inchada e apresentam sangramento do primeiro ao nono dia. Neste período, elas não estão receptivas aos macho, o que só acontece depois, do nono até o 15º dia de cio.
O veterinário também lembra que tanto as cadelas quanto as gatas tem ovulação múltipla. Ou seja, é possível que, na mesma ninhada, existam filhotes de pais diferentes.

Acasalamento

Quando o tutor opta por provocar o acasalamento, é preciso tomar alguns cuidados. Para as cadelas, especialmente, é importante observar o porte do macho. Isto, para que os filhotes não cresçam muito na barriga da mãe, causando problemas na hora do parto, por exemplo. A mesma observação é válida para os felinos.
Na hora da cópula, também é aconselhável deixar os animais em um lugar “pouco estressante” e analisar a personalidade de cada um dos pets, para optar pela casa dos tutores da fêmea ou do macho.

A gestação
Para felinos e caninos, a gravidez dura de 58 a 64 dias. Os sintomas, como explica Collares, só são perceptíveis já no final da gestação. Para confirmar se um animal de estimação está esperando por filhotes, é necessário ir até um médico veterinário.
No mínimo, é necessário fazer um pré-natal com duas consultas. Os tutores precisam fazer ultrassonografias, analisar o número de filhotes e as posições e, se há necessidade de dar medicamentos ao animal.
Próximo do parto, os animais têm mudanças no comportamento e podem passar a procurar lugares isolados para ganhar os filhotes. O que o tutor pode fazer, nas semanas que antecedem este momento, é criar um ambiente tranquilo às amigas de quatro patas.
Na hora do parto, os tutores devem observar os animais. Caso o trabalho de parto dure mais de quatro ou cinco horas, sem que nenhum animal tenha nascido, é importante chamar um veterinário para realizar o procedimento.

Após o nascimento

Nos primeiros dias de vida, os filhotes de cães ou gatos só precisam do leite da mãe na alimentação. Vale lembrar que eles permanecem com os olhos fechados até o 15º dia de vida. Neste período, é importante que os tutores observem se há algum filhote que não consegue mamar o suficiente e procurar um veterinário. “Às vezes, há alguns menores na ninhada e pode não conseguir mamar porque os mais fortes impedem”, explica.
Depois de duas semanas de vida, também é necessário dar a primeira dose de vermífugo – específico para filhotes. O remédio precisa continuar sendo oferecido a cada duas semanas, até os três meses de vida.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br