MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia participa de aula inaugural na Urcamp

Publicada em 29/05/2018
Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia participa de aula inaugural na Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Presidente do Conselho Federal palestrou na aula inaugural dos cursos

Pela primeira vez, um presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) esteve em Bagé. Na noite de ontem, o engenheiro civil Joel Krüger participou de aula inaugural na Urcamp. No encontro, traçou um panorama sobre a realidade atual do mercado de trabalho das áreas. Além de marcar a aula inaugural dos cursos, o evento também fez parte das celebrações dos 48 anos do curso de Agronomia da Urcamp, o mais antigo da região, e alusão aos 84 anos de atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS).
Durante a manhã, Krüger visitou as dependências do Crea em Bagé, junto ao presidente do Crea-Goiás, Francisco Almeida, ao presidente do Crea-Sergipe, Arício Resende, ao conselheiro federal, João Bosco Lima Filho, e ao presidente do Crea-RS, Gustavo Lange. Também participou do encontro a coordenadora do curso de Agronomia da Urcamp, Elianinha Valente Silveira.
À noite, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, ministrou a palestra “A Engenharia que move o Brasil”, para estudantes e profissionais da área. Na aula inaugural, relatou um pouco sobre a história das duas profissões e as perspectivas da área para as próximas décadas. “Também é necessário destacar a importância da formação continuada para os profissionais. Um estudante que conclui um curso agora não vai conseguir exercer a profissão, por décadas, sem uma atualização constante. É preciso estar sempre se reinventando”, destacou.
Outra questão abordada por ele foi o reflexo direto das duas profissões com a atual situação econômica do País. “Tanto a Engenharia quanto a Agronomia sofrem com essas dificuldades macro. A Agronomia sente um reflexo menor em razão dos negócios de exportação. Mas a engenharia depende diretamente da situação econômica do País. Por isso, serão duas áreas de protagonismo na recuperação econômica brasileira”, explicou.
Um dos assuntos mais em voga nos últimos dias, a greve dos caminhoneiros, também foi uma das abordagens do evento. “É necessário discutir a matriz de transporte, que hoje depende, em grande maioria, do modal rodoviário”, apontou.
É interessante ressaltar que no mesmo dia em que o presidente do conselho esteve na cidade, o curso de Engenharia Civil da Urcamp recebeu nota 4, em uma escala de avaliação de 1 a 5 realizada pelo Ministério da Educação (MEC).


Valorização da categoria

O inspetor-chefe regional do Crea, Antônio Arla, frisou que esta foi a primeira visita de um presidente do Confea à cidade de Bagé. “É uma visita histórica e demonstra a valorização da categoria junto às inspetorias”, declarou.
A ação integra o projeto de interiorização da nova gestão e visa aproximar o Conselho Federal da realidade dos profissionais em suas regiões, com o objetivo de melhorar a atuação do sistema em todo o País. “Buscamos essa aproximação com os profissionais e estudantes da área para abrir o diálogo sobre temas da categoria”, disse Krüger.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br