MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Celebração de Corpus Christi acontece amanhã

Publicada em 30/05/2018
Celebração de Corpus Christi acontece amanhã | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tapetes irão ocupar 11 quadras

A Igreja Católica comemora, amanhã, o dia de Corpus Christi. A data, lembrada em todo o mundo, tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Bagé terá 11 quadras adornadas pelo tapete, que vai da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora até a Catedral de São Sebastião. A confecção começa às 8h. As quadras serão enfeitadas por grupos de entidades, formados por escolas, igrejas, grupos religiosos, CTGs, instituições públicas, Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional e pela 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE).
De acordo com o pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, frei Álvaro Bordignon, no período da manhã, escolas e entidades bajeenses confeccionarão o tradicional tapete. Às 15h, acontece a missa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Logo após, ocorre a tradicional procissão até a Catedral de São Sebastião.
O frei, que ficou responsável pelos tapetes, comenta que a confecção terá o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é ‘Fraternidade e superação da violência’, tendo como lema ‘Em Cristo somos todos irmãos’. “É uma manifestação pública do amor ao Cristo eucarístico”, salienta.
A expressão Corpus Christi, originada do latim, significa "Corpo de Cristo". A data é sempre celebrada 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, para fazer alusão à Quinta-feira Santa, quando, na última ceia, Jesus pede aos seus apóstolos para que celebrem sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia.

Participação dos alunos
Alunos e professores de 58 escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental da rede municipal estão se mobilizando para confeccionar os tapetes . A supervisora de Artes e Ensino Religioso da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), Rosiane de Lima Dalmagro, informou que a expectativa é para que tapetes decorados sejam apreciados por toda a população.
Cada tapete terá 1,20 metro de largura por 2,90 metros de comprimento. De acordo com informações da supervisora, os alunos irão trabalhar com materiais reciclados e serragem. “Não utilizaremos alimentos em nossos trabalhos”, informa. Os tapetes de responsabilidade das escolas municipais serão montados na quadra da Praça Silveira Martins e na metade da quadra subsequente.
Rosiane salienta que o objetivo é mostrar para os alunos a necessidade de despertar o espírito de comunhão, união e de reflexão. “É, também, um momento de cultuar a tradição e trabalhar a criação artística das nossas crianças e adolescentes”, ressalta.

Origem
A celebração teve origem em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando Cristo teria aparecido em visões da freira Juliana de Cornion, lhe demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV instituiu a festa no calendário da Igreja Católica.
A festividade passou a integrar o calendário religioso brasileiro em 1961. Após, uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.
Durante a procissão, o bispo carrega o ostensório com a hóstia consagrada. O percurso é marcado pelo tapete confeccionado pelos devotos, onde são representadas cenas bíblicas e objetos de devoção.

Ruas interrompidas
A partir das 6h, o trânsito será interrompido em algumas das principais vias da cidade, em função da confecção do tapete e da procissão de Corpus Christi. Os veículos que estiverem estacionados nos locais interrompidos, a partir das 7h, estão sujeitos a recolhimento ao depósito.
Serão interditadas a avenida Marechal Floriano, no trecho que compreende a avenida Presidente Vargas até a Marechal Deodoro (proibido estacionar no sentido norte/sul); avenida Marechal Deodoro, entre avenida Sete de Setembro e Marcílio Dias (sentido leste/oeste); e avenida Sete de Setembro, no trecho a partir da rua Félix da Cunha até a rua Conde de Porto Alegre (proibido estacionar no sentido norte/sul). As ruas serão liberadas após a procissão.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br