ANO: 25 | Nº: 6401
30/05/2018 Campo e Negócios

Prorrogado prazo de inscrição de chapas para eleição do Irga

Em decorrência dos problemas causados pela mobilização dos caminhoneiros em todo o Brasil, a direção executiva do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) decidiu prorrogar o prazo de inscrição de chapas para a eleição do Conselho Deliberativo da autarquia. Agora, os candidatos podem fazer a inscrição até o dia 4 de junho (o prazo anterior era 28 de maio). A eleição segue marcada para 28 de junho, conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado em 10 de maio.
A eleição definirá a composição do Conselho Deliberativo para o triênio 2018/2021. Os locais destinados para a votação em cada um dos 79 municípios participantes serão divulgados no dia 8 de junho, por meio de cartazes, que serão afixados nas respectivas prefeituras, Sindicatos Rurais, Associações de Arrozeiros, Cooperativas de Produtores e núcleos do Irga. Para votar, o orizicultor precisa estar inscrito na autarquia até 30 dias antes da votação. As candidaturas devem ser formadas por meio de chapas.
Cada candidato, para estar em situação elegível, precisa estar previamente inscrito no instituto, desde o último dia do ano anterior (31 de dezembro de 2017), e ter indicação mínima de dez produtores de arroz para concorrer. Cada chapa deve apresentar a documentação exigida para homologação da candidatura até 5 de junho, na sede do Irga (avenida Missões, 342, bairro São Geraldo, em Porto Alegre) ou através do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) correspondente à localidade da qual irá disputar.
Para a eleição ser validada é necessário haver quórum mínimo de 20% do total dos produtores inscritos no Irga de cada município. Nas cidades que não atingirem o quórum mínimo para votação será realizada nova eleição. A gestão eleita tomará posse no dia 20 de agosto deste ano.
O Conselho Deliberativo é composto por 85 integrantes: um representante de cada um dos 79 municípios, além de dois representantes da indústria orizícola, dois da área comercial e dois das cooperativas.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...