MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb só avaliará suspensão de racionamento com chuvas acima da média histórica

Publicada em 04/06/2018
Daeb só avaliará suspensão de racionamento com chuvas acima da média histórica | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Iniciado há quatro meses, em fevereiro deste ano, o racionamento implantado pelo Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) têm conseguido manter o nível do principal reservatório da cidade estável. A barragem Sanga Rasa, que chegou a registrar deficit de sete metros, agora se mantém com 5,70 metros aquém da normalidade.
A reportagem conversou com o diretor da autarquia, Volmir Silveira, na tarde de sábado. Ele comentou à respeito das últimas chuvas e de que forma essas precipitações têm refletido nos níveis dos reservatórios.
Em maio, apesar de ter sido um mês mais chuvoso que abril, o volume de 111 milímetros ficou abaixo da média histórica, que é de 130 mm. Junho já começou com chuvas e apenas no primeiro dia foram registrados 10 mm de precipitação. "Se continuar chovendo desta forma durante o inverno, será suficiente para nos manter durante a estação como está, com racionamento", aponta ele.
Contudo, para que o racionamento seja descartado, é necessário um volume ainda maior de precipitações. "Toda chuva é bem-vinda, mas precisamos de bem mais, de chuvas acima da média, para pensar em suspender o racionamento. Por isso é sempre importante destacar a importância de um consumo consciente. Essa é a forma que a comunidade tem de ajudar a manter a situação controlada", destaca.
Atualmente, além da barragem Sanga Rasa, que está 5,70 metros abaixo do normal, a Piraí registra 2,25 mm aquém do ideal. O esquema de racionamento possibilita redução média de 23% no consumo, com economia de cerca de 7.958 metros cúbicos de água por dia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br