MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Instituições de ensino começam a planejar recuperação de aulas

Publicada em 05/06/2018
Instituições de ensino começam a planejar recuperação de aulas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rotina nas escolas da rede voltou ao normal ontem

As escolas da região necessitaram suspender as aulas, durante a semana passada, devido à falta de combustível e outros fatores acarretados pela mobilização nacional dos caminhoneiros. Entretanto, com a normalização das atividades, os órgãos de Educação já trabalham para definir a recuperação destas aulas.

Bagé
Em Bagé, segundo a diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), Rita de Cássia Lopes, o calendário anual da rede permitia a recuperação de dois dias. Porém, como as escolas ficaram sem aulas durante quatro dias, o período restante será descontado do início das férias de inverno. Ela explica que as aulas deste semestre estavam previstas para terminar no dia 17 de julho, sendo que no dia 18 aconteceriam as avaliações institucionais, e, no dia 19, os alunos já estariam em férias. Com a alteração, a avaliação institucional da Smed acontecerá em outra ocasião e os estudantes terão aula até o dia 19, entrando em férias no dia 20 de julho.

Aceguá
De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcus Vinícius Godóy de Aguiar, para a maioria das escolas, as aulas da rede municipal de Aceguá serão recuperadas em três datas. Neste sábado, dia 9, os estudantes de primeiro a quinto ano terão aulas das 8h às 15h. Já no dia 16 de junho, é a vez dos estudantes do sexto ao nono ano recuperarem aulas no mesmo horário.
No dia 20 (quarta-feira), a prefeitura decidiu adiar um treinamento dos professores das escolas municipais, com o objetivo de recuperar mais uma aula. Esta capacitação dos profissionais, segundo o titular da pasta, deve ocorrer durante as férias da rede municipal, no mês de julho.
Aguiar destaca que a Escola Nossa Senhora das Graças, a qual foi a única que não teve aula na sexta-feira, em função do veículo que transportava professores não ter conseguido chegar à instituição, terá mais uma aula de recuperação, a qual ocorrerá, provavelmente, no dia 23 de junho (sábado).

Hulha Negra
Segundo a secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Delabary, como as escolas da rede não tiveram atividades na terça, quarta e sexta-feira da semana passada, as aulas serão recuperadas em um ou dois sábados, que ainda estão sendo definidos. O restante será descontado das férias de julho.

Candiota
Conforme informações da Prefeitura de Candiota, as atividades de recuperação para as aulas das escolas municipais serão acertadas amanhã, durante a reunião mensal da Secretaria de Educação, junto aos diretores da rede.

Rede Estadual
A paralisação afetou as escolas da rede estadual de maneiras distintas, sendo que algumas ficaram entre um e quatro dias sem aula. Desta forma, a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE) está pedindo que cada instituição monte um calendário próprio para a recuperação das aulas e o entregue até esta sexta-feira, 8 de junho.
De acordo com o coordenador regional de Educação, José Carlos Nobre, os calendários serão analisados pela 13ª CRE, que avaliará se as ações propostas se tratam de atividades pedagógicas. “Estamos falando da recuperação de horas e dias de aula, então as atividades devem ser de caráter pedagógico e não podem ser ações recreativas ou esportivas”, destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br