ANO: 25 | Nº: 6381
05/06/2018 Cidade

Municípios fazem alterações em programação do Dia do Meio Ambiente

Foto: Tiago Rolim de Moura

Arborização será assunto de palestras em Bagé
Arborização será assunto de palestras em Bagé

Em virtude das paralisações dos caminhoneiros, os municípios da região precisaram alterar ou cancelar a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, em diversos países. Em Bagé, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) decidiu transferir a Semana do Meio Ambiente, que aconteceria nesta semana, para os dias 13, 14 e 15 de junho.
O titular da pasta, Aroldo Quintana, informa que a alteração se fez necessária ao ver que, assim como palestrantes não teriam condições de se locomover até o local, os materiais publicitários encomendados também não chegariam em tempo. “Nós não devemos ter um dia específico para falar do meio ambiente, é um assunto que merece ser falado todos os dias”, destaca.
As atividades iniciam no dia 13, às 19h, com a abertura da Semana do Meio Ambiente, no Palacete Pedro Osório. Nos dias 14 e 15, as palestras iniciais começam às 14h e as finais às 20h, abordando assuntos como a questão da água em Bagé no contexto da bacia hidrográfica do Rio Negro, a arborização, a sustentabilidade e a reciclagem.
A ação contará com palestras de profissionais da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa (Ipep), Embrapa Pecuária Sul e Semapa. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura de Bagé ou através das páginas da Semapa nas redes sociais.

Aceguá
Na Princesa da Fronteira, a prefeitura, que pretendia realizar uma programação semanal, concentrará a ação em atividades de conscientização nas escolas municipais e um circuito de palestras, amanhã, 6 de junho, no Centro de Convívio do bairro Dom Timoteo, a partir das 14h.
A primeira palestra do dia será do engenheiro Hélio Alvarez, sobre o Sistema de Saneamento de Aceguá. Já a segunda, intitulada “Meio Ambiente: Água em nosso planeta”, será ministrada por Giosepe Bica. Conforme o diretor de Meio Ambiente, Roberto Vaz, devido ao atual cenário do município, o Executivo está priorizando uma programação sem custos para os cofres públicos e que envolva as questões sociais e ambientais.

Eventos cancelados
Conforme informações da Prefeitura de Hulha Negra, o Departamento do Meio Ambiente cancelou as atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente, previstas para ocorrerem hoje, em razão do município ter entrado com decreto de calamidade em função da paralisação dos caminhoneiros.
Já em Candiota, a prefeitura informou que as atividades alusivas à data também tiveram que ser canceladas devido ao cenário em que o município se encontra, após a greve nacional.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...