MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Extra - Assembleia Legislativa rejeita mudança para convocação de plebiscito

Publicada em 06/06/2018
Extra - Assembleia Legislativa rejeita mudança para convocação de plebiscito | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Representações sindicais acompanharam votações

A mesa diretora da Assembleia Legislativa aprovou, ontem, a convocação do plebiscito para privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O projeto de decreto legislativo, que será elaborado pela Casa, será encaminhado para votação em plenário, após o período de pauta (10 dias úteis), mas a cosulta não será realizada em outubro, por que outra matéria atrelada à consulta foi rejeitada no início da noite.
Por seis votos (29 contra e 23 a favor), o parlamento gaúcho rejeitou o projeto apresentado pelo governo do Estado, que alteraria a lei sobre a realização de consultas referendárias e plebiscitárias para a privatização da CEEE, CRM e Sulgás. O texto reduziria de 150 para 90 dias antes da eleição o prazo para que a consulta fosse convocada. Com o arquivamento, o Executivo não poderá convocar o plebiscito para o leito de outubro.
Durante pronunciamento na tribuna, o deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, adiantou posição contrária. O presidente da Assembleia, Marlon Santos, do PDT, também abriu voto pela manutenção das estatais. O deputado Sérgio Turra, do Progressistas, defendeu a aprovação, ao lado do líder do governo, deputado Gabriel Souza, do MDB.


Mudança arquivada
Para realizar o plebiscito envolvendo a CRM, a Sulgás e a CEEE, durante o pleito de outubro, o Palácio Piratini precisava alterar a legislação em vigor, através da qual a autorização deve ser dada, pelo parlamento, em até cinco meses antes das eleições. O governador José Ivo Sartori, do MDB, buscava encurtar este prazo para 90 dias, adequando, de acordo com o governo, as normas estaduais a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br