ANO: 25 | Nº: 6381
07/06/2018 Cidade

Ediurcamp é destaque com publicações de universidades do Brasil e do exterior

Foto: Reprodução JM

Divulgar, promover, difundir o progresso da ciência. A frase pode resumir a função mais relevante e pontual de uma revista científica. E, normalmente, a forma com que isso ocorre é noticiando novas pesquisas. Pelo menos esse tem sido o papel da Editora da Universidade da Região da Campanha (Ediurcamp), desde que começou a funcionar, há mais de 20 anos. Nos últimos oito anos, o setor foi remodelado e permanece ininterrupto, com publicações de livros e pesquisas de instituições de Ensino Superior do País todo e até do exterior.
A Ediurcamp desenvolve projetos gráficos para livros, ebook (livro em formato digital) com ficha catalográfica e registro ISBN, que é exigido pela Biblioteca Nacional. A editora é órgão suplementar da Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade da Região da Campanha (Proippex).
Atualmente, são quatro publicações: Revista Científica Rural; Revista Científica da Saúde; Revista Jurídica em Pauta (do Direito); Revista Científica do CCEI (Administração, Sistemas de Informação, Contabilidade e Engenharias).
Nesse contexto, duas revistas se destacam pelo número de edições e publicações com recebimento de artigos que envolvem instituições importantes e renomadas, como: USP, UNICAMP, UNESP, UFRGS, UFMG, UFPEL e UFSM, entre outras. É o que conta a professora Ana Cláudia Kalil Huber, uma das editoras das revistas."É importante termos essas revistas que divulgam a produção científica e acadêmica das universidades”, justifica.
Todo o trabalho é qualificado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao Ministério da Educação. As próximas edições contarão com novidades, explica a outra editora das revistas, professora Clarisse Ismério. “A gente vai contar com o Digital Object Identifier (DOI), o sistema identificador dos artigos que garante a autenticidade de cada publicação. Assim, ele pode ser encontrado facilmente pelos interessados”, frisa. Além disso, as revistas contam com indexadores, através de uma lista organizada por temas e assuntos, o que possibilita uma maior visibilidade científica às publicações.
A última edição da Revista Científica Rural foi lançada, há uma semana, com artigos de todo o Brasil. “Isso nos permite trocar conhecimento, porque esses artigos servem de base para outros temas de pesquisas”, esclarece Clarisse. Cada publicação conta com pareceristas (todos doutores) das universidades mais variadas e distantes, até de Kyoto, no Japão. Entre o vasto número de temas abordados, pode-se destacar alguns na área rural.
O acesso às revistas e livros é gratuito e feito pelo site www.urcamp.edu.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ediurcamp@urcamp.edu.br, pelo telefone (53) 3242-8244 - ramal 231, ou na sede da Urcamp, na avenida Tupy Silveira, 2099 - Cep 6400 - 110 - Bagé - RS – Brasil. 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...