MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mãe busca tutor em escola para o filho autista

Publicada em 07/06/2018
Mãe busca tutor em escola para o filho autista | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Leila quer garantir permanencia de Jõão Pedro na escola estadual

Há quatro anos, o menino João Pedro Ferreira Valente, 10 anos, estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins. Ele foi diagnosticado com autismo e, portanto, necessita de um tutor para acompanhá-lo na instituição regular. No início deste ano, o acompanhante do menino, após um ano de cuidados, foi trabalhar em outro local, e o aluno ficou sem tutor.

O caso foi parar na Promotoria de Justiça. A promotora Marlise Martino de Oliveira, após ouvir a mãe e representantes da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE), recomendou que João Pedro fosse encaminhado para outra instituição de ensino, visto que, devido às justificativas da escola e da 13ªCRE, o menino não conseguiu se adaptar e não estava tendo avanços na aprendizagem, já que a turma, por ser grande, dificultaria o processo.

A mãe do menino, Leila Rodrigues Ferreira, alega que o filho está sofrendo preconceito por parte da escola e não aceita que João Pedro seja transferido. Ela conta que tem quatro filhos e todos estudam na mesma instituição. Segundo ela, o menino não precisa aprender como os outros alunos, mas, sim, aprender a conviver e socializar com a turma. Leila ressalta que já havia sofrido com a dificuldade de arrumar um tutor para o menino e precisou recorrer para que o Estado indicasse um monitor. "Ele tem direito e nós queremos escolher a escola para nossos filhos estudarem. João Pedro já está adaptado na instituição. Os argumentos não fazem sentido. Não aceito a decisão", diz.

Coordenadoria de Educação aguarda definição judicial

De acordo com o coordenador regional de Educação, José Carlos Nobre, o órgão pretende aguardar a decisão judicial. Por enquanto, há uma recomendação da Promotoria que o aluno seja transferido para uma escola com um corpo discente menor e que tenha um Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br