ANO: 25 | Nº: 6401

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
08/06/2018 Caderno Ellas

Brechó: uma opção fashion e sustentável

Foto: Reprodução JM

Por Janine Pinto

Estilista/colaboradora

 

A crise econômica no Brasil, juntamente com novas maneiras de consumir, de forma mais consciente, nos trouxeram outra ideia de brechós, resgatada dos nossos bisavôs. Essa prática, hoje em dia, ganha força e, longe de ser um modismo, se consolida como alternativa sustentável.

Alinhado com uma forma de consumo menos impactante, tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente, os brechós incorporam conceitos de reciclagem, reutilização e até reapreciação de produtos quem ainda apresentam vida útil considerável: 

1) Valorização do seu dinheiro: você consegue comprar um produto por uma fração do que seria seu custo original. É possível, com o mesmo orçamento, comprar roupas de alta qualidade e/ou obter maior quantidade de peças.

 

2) Singularidade: os brechós oferecem uma variedade de peças de diferentes épocas, estações, coleções e marcas. Isso traz singularidade e vai na contramão da moda encontrada nas vitrines das lojas tradicionais, onde existe um padrão de tendências sendo seguido.

 

3) Sustentabilidade: nada é mais “verde” e sustentável do que comprar em brechós. Você contribui para a diminuição da quantidade de resíduos têxteis no planeta, evitando que peças ainda com boa vida útil acabem no lixo. Além disso, nenhuma peça nova foi produzida, evitando o impacto ambiental da cadeia produtiva.

 

5) Qualidade: brechós oferecem peças de qualidade por valores muito acessíveis, e esse é um grande diferencial. Você consegue encontrar marcas renomadas, itens de luxo, peças atemporais e vintages em lojas de segunda mão.

 

6) Habilidade de curador: A prática de garimpar e comprar em brechós ajuda, também, a desenvolver habilidades pessoais, como o olhar apurado e “caçador” para encontrar preciosidades no meio de tantas opções.

 

BOX C/DESTAQUE

#Referências

Aqui montamos algumas ideias de como estar dentro da tendência gastando muito pouco. Os looks são do Brechic, evento que acontece amanhã e domingo, das 14h às 17h, no Centro Cultural de Santa Thereza. O evento tem a curadoria desta estilista e de Indaiara Barcellos, e contará com diversas propostas. Modelos desfilarão looks montados, facilitando para as clientes que estarão, também, treinando um novo olhar sobre o tema. Haverá, no local, uma deliciosa mesa de bolos e chá para esquentar a tarde. Os convidados contarão com a presença de fashionistas prontas a ajudar no garimpo chic. A equipe de Santa Thereza espera por todos que desejarem participar. Já que os preços são diferenciados serão aceitos, apenas, pagamentos à vista. As peças não poderão ser trocadas pelo fato de serem únicas. 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...