MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Levantamento total de embargo da obra da Pampa Sul se aproxima

Publicada em 08/06/2018
Levantamento total de embargo da obra da Pampa Sul se aproxima | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Somente as funções com solda, em espaço confinado, não estão autorizadas

Desde a vistoria realizada pelo Ministério do Trabalho (MTb), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF) e a Defensoria Pública da União (DPU) na obra da Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), no dia 18 de maio, a empresa já conseguiu apresentar vários documentos e adequações necessárias no canteiro de obras. Atualmente, quase a totalidade das atividades já foram retomadas, restando somente as funções com solda em espaço confinado.

Segundo o gerente socioambiental da UTE, Hugo Roger Stamm, a expectativa é que a documentação apresentada sobre a execução das atividades de solda em espaço confinado seja analisada e as atividades possam ser retomadas nos próximos dias. Ele salienta que todo o trabalho para o fim do embargo está sendo conduzido pela SDEPCI, que foi a empresa autuada e, com isso, é a responsável pelo trabalho de organização da documentação e realização das adequações necessárias para que a obra possa ser retomada completamente.

O gerente informa que, de parte da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), o trabalho de fiscalização na SDEPCI é constante, sendo que todas as medidas tomadas para garantir a segurança do trabalho e o cumprimento da legislação foram acompanhadas pela equipe de Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Operação
A operação conjunta realizou inspeção nos alojamentos e análise dos documentos e não foram constatadas situações capazes de caracterizar a prática do crime de redução à condição análoga à de escravo. Entretanto, apenas foram verificadas irregularidades na documentação referente à contratação de, aproximadamente, 500 trabalhadores.
Já no canteiro de obras, foram identificadas situações de exposição de trabalhadores a risco grave e iminente. Foram embargadas, pelo MTB, operações de escavação, trabalhos em altura, em espaços confinados, soldagem, movimentação aérea de materiais e as seguintes máquinas: elevadores-cremalheira, serra circular de bancada, máquina cortadora de metais e máquina dobradora de metais. Para haver o levantamento do embargo, é preciso que as empresas comprovem a correção das irregularidades junto ao MTB.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br