ANO: 25 | Nº: 6353
08/06/2018 Segurança

MPT pede à sociedade da região Sul e Campanha apoio no enfrentamento ao trabalho infantil

Foto: Divulgação

Entrevista coletiva foi na manhã de ontem
Entrevista coletiva foi na manhã de ontem

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pelotas pretende chamar a atenção da sociedade sobre sua importância no enfrentamento ao trabalho infantil. Com esse espírito, na manhã de ontem, a procuradora Rúbia Vanessa Canabarro recebeu jornalistas do município em entrevista coletiva realizada na sede do MPT pelotense.

A mobilização antecede o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado anualmente em 12 de junho. "Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o Estado do Rio Grande do Sul registra números muito altos de trabalho infantil. O que ocorre é que, aqui, as crianças são exploradas em atividades que usualmente ocorrem longe dos olhos de grande parte da sociedade: na exploração sexual comercial, no tráfico de drogas e trabalho doméstico. Além disso, ainda é muito comum o trabalho infantil na área rural, o qual tem relação com questões culturais que precisam ser revistas", afirmou a procuradora.

Conforme Rúbia, "é fundamental que as pessoas compreendam que o trabalho precoce só faz perpetuar o ciclo de pobreza, retirando das crianças e adolescentes a ele submetidas às condições mínimas para crescerem e se desenvolverem de maneira sadia física, intelectual e emocionalmente. E não há dúvidas de que esse quadro somente será revertido com o implemento de políticas públicas que ofereçam alternativas às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social como, por exemplo, atividades no contraturno escolar, e com participação da sociedade, não só denunciando as situações de exploração como, também, por exemplo, abrindo cada vez mais espaços de aprendizagem a esses adolescentes".

O MPT em Pelotas é responsável por combater a exploração do trabalho de crianças e adolescentes em 34 municípios: Aceguá, Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Camaquã, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Chuí, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes e Turuçu.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...