ANO: 25 | Nº: 6353
09/06/2018 Cidade

Pão dos Pobres completa 70 anos em Bagé

Foto: Arquivo JM

Entidade funciona junto à Catedral de São Sebastião
Entidade funciona junto à Catedral de São Sebastião

Há sete décadas, um grupo de senhoras voluntárias iniciou o trabalho de auxiliar 40 idosas com poucas condições financeiras. O Pão dos Pobres de Santo Antônio doa cestas básicas todo o mês, sempre nos dias 13, em comemoração ao santo. O grupo irá realizar, no dia 13 de junho, um almoço festivo para as idosas.

De acordo com uma das integrantes do grupo, a professora aposentada Felícia Firpo Del Duca, 68 anos, o Pão dos Pobres é a entidade filantrópica mais antiga de Bagé. Foi fundada em 13 de junho de 1948, pelas voluntárias Pancha Médice, Marianinha Lopes, Maria Polino e Maria Souza, que buscavam de porta em porta as doações da população.

As idosas cadastradas recebem um rancho reforçado composto por feijão, arroz, óleo, farinha, massa, bolacha, lentilha entre outros, e também roupas e calçados. Felícia ressalta que os alimentos podem ser doados diretamente na casa paroquial da Catedral de São Sebastião (ao lado da igreja) e, além desses itens, pode ocorrer um auxilio financeiro.

Felícia comenta que a festividade é antecedida pelo tríduo de Santo Antônio, quando as celebrações serão realizadas nos dias 11,12 e 13 e culminará com o almoço para as idosas que é realizado no salão paroquial (Sete de Setembro esquina Conde de Porto Alegre). “Além dessa atividade, realizamos um almoço no Natal”, ressalta.

O Pão dos Pobres de Santo Antônio mantém-se somente da colaboração dos devotos.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...