MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Embrapa Pecuária Sul comemora 43 anos nesta semana

Publicada em 11/06/2018
Embrapa Pecuária Sul comemora 43 anos nesta semana | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Na semana de aniversário, empresa de pesquisa aponta inovações e tecnologias que facilitam e otimizam a agropecuária

A Embrapa Pecuária Sul está completando 43 anos de atividades. Nessas, mais de quatro décadas, o Centro de Pesquisa instalado em Bagé tem buscado acompanhar de perto as necessidades do setor produtivo, com o objetivo de atender às demandas dos diferentes setores envolvidos com a pecuária. "A Embrapa acompanhou as mudanças ocorridas na região, adaptando as linhas de pesquisas, o quadro de funcionários e sua infraestrutura para atender às necessidades das cadeias produtivas da bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e ovinocultura", ressalta Alexandre Varella, pesquisador e chefe-geral da unidade.
Fundada em 13 de junho de 1975, a unidade de pesquisa se destaca por contribuir para a consolidação da pecuária nos campos sul-brasileiros, bem como para o aumento da produtividade, qualidade e competitividade no setor pecuário. Com uma ampla área de campos experimentais e 121 funcionários, sendo 33 pesquisadores, 20 analistas e 68 assistentes e técnicos, a Embrapa Pecuária Sul atua em diferentes áreas de pesquisa e desenvolvimento em bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e ovinocultura. Inúmeras foram as contribuições do centro de pesquisa de Bagé para a pecuária no Brasil. Entre elas, destacam-se as diversas tecnologias, serviços e recomendações para o produtor rural.
Entre as contribuições mais recentes destacadas por Varella está, na área de melhoramento genético de forrageiras, o lançamento de cultivares mais adaptadas à região Sul. Recentemente, foram lançadas a cultivar Entrevero de trevo-branco, a posteiro de cornichão, e a piquete de trevo-vesiculoso, bem como a BRS Estribo de capim-sudão, que hoje já conta com mais de 300 mil hectares de área plantada. Na área de qualidade e ciência da carne, merecem destaque os novos produtos desenvolvidos com carne ovina de animais de descarte e que visam ao aproveitamento integral de carcaça (como presunto cru, hambúrgueres, patês e copa ovinos) e novos cortes de cordeiro. Em breve, tais produtos deverão estar à disposição dos consumidores, após o lançamento de um edital para licenciar empresas que farão a confecção destes produtos de carne ovina processada.
Outros trabalhos importantes e que foram desenvolvidos na área de fronteira do conhecimento se referem á utilização da genômica para seleção de animais mais resistentes ao carrapato bovino nas raças Hereford Braford (e também em andamento para a raça Angus), tendo sido lançado um catálogo de touros que apresentam resistência genéticaa a esse parasita.
Varella também destaca outras tecnologias que visam uma pecuária mais competitiva e sustentável, como trabalhos de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), o desenvolvimento territorial em apoio à pecuária familiar e o esforço institucional para agregar valor aos produtos diferenciados de origem animal produzidos nos campos sul-brasileiros. Também na área de pesquisa e desenvolvimento, se destaca o projeto Rede Leite, realizado no noroeste do Rio Grande do Sul, junto a produtores de leite, e o arranjo produtivo local de ovinocultores no Alto Camaquã, que tem elevado a produtividade e a qualidade de vida de agricultores familiares.
"Não podemos deixar de frisar os resultados obtidos com a Rede de Pesquisa Pecuária Sustentável (Pecus), que vem informando sobre a emissão de gases de efeito estufa e sequestro de carbono na pecuária de corte do estado, pois são dados que desmistificam a imagem negativa da pecuária brasileira como um grande emissor de gases. Isso é de extrema importância para diferenciação e valorização da carne produzida em nossa região, pois as medições provam justamente o contrário", afirma Varella.
Outras contribuições importantes foram apontadas pelo chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul como, por exemplo, as mutações genéticas Booroola e Vacaria para aumento de prolificidade em ovinos das raças Texel, Corriedale e Ile de France; o aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo, que atua no controle de invasoras do campo nativo, o Método de Boas Práticas Agropecuárias em Bovinocultura de Corte, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); as Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC), realizadas junto às associações de raça de bovinos de corte e o Observatório da Pecuária de Corte, parceria com a Nespro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que busca analisar as informações da cadeia e projetar cenários para a pecuária de corte do Estado.
São muitos os trabalhos desenvolvidos pela pesquisa e a transferência de tecnologia da Embrapa Pecuária Sul. Porém, Varella ressalta que ainda há muitos desafios pela frente. "Permanecemos com o desafio de solucionar o problema da Tristeza Parasitária Bovina e o provável movimento da cadeia na busca de uma intensificação sustentável da pecuária. Temos que atentar que a intensificação deve estar atrelada às premissas da sustentabilidade, em que se deve buscar uma produção equilibrada e eficiente, que nem sempre são compatíveis com máximos desempenhos e produtividade", frisa.
Um aspecto mencionado, que tem exigido atenção da pesquisa, é como a pecuária dos campos sul-brasileiros está lidando com a diversificação da produção. "Buscamos antever os cenários e desafios, pois apesar de ainda ser fortemente baseada no campo nativo, que é um diferencial da nossa produção pecuária, vemos nossa região diversificando a matriz produtiva, com a fruticultura, a vitivinicultura, oliveiras e lavouras de soja. E a pecuária tem que entrar nesse contexto de forma integradas e eficiente e este é um importante desafio. As demandas são grandes, mas contamos com uma equipe diversificada em conhecimento, muito capacitada e dedicada para encontrarmos as melhores soluções aos produtores e mantermos uma pecuária competitiva, duradoura e que respeite e preserve os recursos naturais disponíveis", finalizou Varellla.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br