ANO: 24 | Nº: 5960
12/06/2018 Campo e Negócios

Após chuvas, nova massa de ar polar avança sobre o Estado

Conforme boletim do Instituto Climatempo, elaborado especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a semana, após começar com tempo instável e com previsão de chuvas generalizadas em praticamente todo o Estado, deve ter o cenário alterado.
A passagem de uma frente fria pelo RS deixará o tempo instável e com previsão para chuvas até hoje, pelo menos. Os volumes acumulados de chuva não deverão ser altos, variando entre 15 e 40 milímetros. Essas precipitações irão manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de inverno e, principalmente, o avanço do plantio do trigo, que já se iniciou em algumas propriedades.
Esse tempo mais úmido também beneficiará a realização do preparo do solo para o plantio do arroz entre agosto e outubro. E como vem ocorrendo, após a passagem dessa frente fria, uma nova massa de ar polar avançará sobre o Estado, levando ao declínio acentuado das temperaturas entre a quinta e a sexta-feira.
Há risco de ocorrência de novas geadas, mas, como na semana passada, serão de fraca intensidade e bem pontuais. Segundo os modelos de previsão, não há nenhum indicativo de geadas de moderada a forte intensidade ao longo destes próximos 15 dias.


Barragens
Segundo medição realizada, ontem, por técnicos do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), os níveis das barragens do município seguem estáveis, beneficiadas com as recentes precipitações. Ao contabilizar 16 milímetros entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, a Sanga Rasa mantém deficit de 5,40 metros abaixo do normal; a do Piraí está 2,20 metros aquém do ideal; e a Emergencial opera com capacidade máxima.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...