MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

"Em 97 era assim" estreia em salas de cinema nacionais

Publicada em 12/06/2018
A aventura dos quatro amigos em busca de experiência sexual chega aos cinemas de Porto Alegre

O filme do cineasta bajeense, Zeca Brito, estreou, ontem à noite, na capital do Estado. "Em 97 era assim" foi exibido na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. Na quinta-feira, 14, o filme entra em circuito em sala do Espaço Itaú de Cinema do Bourboun Shopping Country e Guion Center. A estreia é nacional e está prevista para ser exibida em 22 salas.
Os bajeenses tiveram a oportunidade de conferir, durante a oitava edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. De lá para cá, o longa-metragem rodou o mundo em outras competições e recebeu inúmeros prêmios, como Melhor Filme no The Best Film Fest (Seattle – EUA); Melhor Diretor no Festival Cinema dos Sertões; Melhor Filme Segundo Júri Popular no Festival Cinema dos Sertões; Prêmio Especial do Júri - JagranFilm Festival (Índia); Melhor Direção de Atores na Mostra Sesc de Cinema (RS); Melhor Filme Juvenil Estrangeiro no American FilmaticArtsAwards (Nova York, EUA) e Silver Remino 51ºWorldFest(Houston, EUA). "Isso mostra que o filme teve destaque em várias partes do mundo, mesmo carregando uma identidade local, regional, que conseguiu se comunicar com esses países todos", destaca o cineasta Zeca Brito.
O filme conta a história de quatro amigos de 15 anos, em 1997, que procuram perder a virgindade em meio às situações que envolvem a escola e a família. A tríade humor, adolescência e sexo (mesmo que esse último seja em tentativas) está presente no longa-metragem que chega às telas brasileiras no próximo dia 14 de junho, mas, segundo o diretor, a obra vai muito além em sua concepção. "É uma história que traz elementos que podem ser relacionados a clichês do cinema americano do gênero, porém não é uma comédia escrachada sobre descoberta da sexualidade. O mote principal é a amizade sincera entre esses garotos que buscam ter sua primeira vez em um ritual coletivo", diz Zeca, afirmando ter tido como referência filmes alternativos sul-americanos que têm o universo adolescente e a amizade como tema, como o uruguaio "25 Watts", de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, e o argentino "Buenos Aires 100 km", de Pablo José Meza.
O roteiro de Leo Garcia é ambientado na Porto Alegre de 1997, em uma caracterização impecável de cenários, mobiliário, objetos e figurino dos personagens, os amigos Renato (o narrador), Alemão, Moreira e Pilha. A trilha sonora traz hits do rock gaúcho do ano título como ingrediente fundamental, com bandas como Acústicos e Valvulados, Raimundos, Supergrass e É o Tchan. "As canções foram um recorte para levar àquele tempo, assim como os outros elementos cenográficos. Mas o mais importante é que é uma ode à amizade, a ideia do "junto construiremos situações e viveremos emoções", o que pode se passar em qualquer década, embora em 1997 não existia internet. E com a chegada dela muitos mistérios que eram mágicos se desfizeram", completa Zeca, que nasceu em 1986 e em 1997 tinha 11 anos. "Vivi os anos 90 como pré-adolescente".
Os protagonistas de "Em 97 era assim" são vividos pelos jovens atores Fredericco Restori, João Pedro Corrêa Alves, Júlio Estevan e o bajeense Pedro Diana Moraes. O filme foi realizado com recursos do "Prêmio de Baixo Orçamento" do Ministério da Cultura e produzido pela gaúcha Panda Filmes, em coprodução com as também gaúchas Antifilmes e Coelho Voador.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br