ANO: 24 | Nº: 6059
12/06/2018 Cidade

Empresa confirma início de manejo do terreno de reservatório do Daeb para este mês

Foto: Divulgação

Estrutura será similar ao modelo utilizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul
Estrutura será similar ao modelo utilizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul

A mobilização junto ao terreno que receberá a construção do novo reservatório de água tratada que atenderá Bagé deve começar ainda no mês de junho. O prazo foi estipulado, ontem, pelo representante comercial no Rio Grande do Sul da empresa responsável pela obra, André Flores.
Segundo ele, a equipe da empresa está finalizando o projeto executivo para implantação da estrutura, onde é definido como funcionará a parte das tubulações e instalações hidráulicas. A estimativa é que, na próxima semana, o engenheiro da empresa visite o terreno que receberá a obra, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA). “Ele deve verificar detalhes da infraestrutura e a mão de obra que será necessária”, conta.
Flores informa que a empresa já fez a encomenda das peças da estrutura, as quais estão sendo confeccionadas em uma companhia americana. A previsão para conclusão do reservatório é de nove meses, após a assinatura do contrato, realizada no dia 6 de abril. A obra está orçada em R$ 3.200.409,40.
Conforme informações do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a iniciativa se deu em virtude do atual reservatório de água no município, projetado no ano de 1911, precisar de constante manutenção, em consequência de fugas de água, ocasionadas por rachaduras.
A intenção da autarquia é interligar a nova estrutura com o outro reservatório do município, para que ambos operem em conjunto, o que ampliará o volume máximo de armazenamento de água tratada em Bagé, de quatro mil metros cúbicos (m³) para oito mil m³. De acordo com o diretor-geral do Daeb, Volmir Silveira, a ligação dos dois reservatórios também possibilitará manutenções nos reservatórios sem a necessidade de interrupção na distribuição de água.

Estrutura
Durante o processo que escolheu a empresa encarregada pela obra, o Daeb estabeleceu que o reservatório terá um formato cilíndrico, com 41 metros de diâmetro e três metros de altura. A estrutura será feita de uma chapa de aço vitrificado, além de contar com um telhado de alumínio com domos geodésicos.
Conforme o Daeb, o material garante que não ocorra corrosão interna ou externa nas paredes, diminuindo significativamente despesas com manutenção e garantindo maior segurança e economia ao sistema.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...