MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Candiota apresenta maior variação no rateio do ICMS entre cidades da região

Publicada em 13/06/2018
Candiota apresenta maior variação no rateio do ICMS entre cidades da região | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
IPM do município cresceu 10,37%, de acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Fazenda

Os índices provisórios de participação de cada município no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) a ser arrecadado ao longo de 2019, divulgados ontem, pela Secretaria Estadual da Fazenda, revela o crescimento da economia candiotense. Por conta da obra da nova usina termelétrica, Candiota, que tem IPM 0,214, registrou variação positiva de 10,37%, a maior entre as cidades da região, e a 11ª entre as 497 prefeituras do Estado.
Apurado pela pasta, com base no desempenho médio da economia local entre os anos de 2016 e 2017, o IPM Provisório (Índice de Participação dos Municípios) indica como o Estado vai repartir cerca de R$ 7 bilhões, ao longo do próximo ano, entre as 497 prefeituras. O volume corresponde a 25% sobre a receita de ICMS, conforme determinada a Constituição Federal, após as demais destinações constitucionais, como é o caso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Aceguá, com IPM 0,136, registrou variação positiva de 4,68%, enquanto Bagé, que tem índice de 0,571, totalizou variação de 1,46%. Hulha Negra, com IPM 0,102, apresenta variação negativa (-9,87%). As prefeituras, porém, têm prazo de 30 dias para apresentar contestações e impugnações aos dados. Os recursos serão julgados e culminarão com a posterior publicação dos percentuais definitivos, que deve ocorrer em setembro.

Critérios
A apuração do IPM para os repasses das receitas previstas para o ano seguinte é realizada, anualmente, pela Receita Estadual e leva em consideração uma série de critérios definidos em lei e seus respectivos resultados ao longo dos anos anteriores. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que responde por 75% da composição do índice.
O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município. Outras variáveis e seus pesos correspondentes são: população, 7%; área, 7%; número de propriedades rurais, 5%; produtividade primária, 3,5%; inverso do valor adicionado per capita, 2%; e pontuação no Programa de Integração Tributária (PIT), 0,5%.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br