ANO: 24 | Nº: 5960
13/06/2018 Cidade

Documentário ‘A Palestina Brasileira’ será exibido amanhã

Foto: Divulgação

Após exibição haverá uma roda de conversa
Após exibição haverá uma roda de conversa
Marcado pela diversidade étnica e cultural, o Rio Grande do Sul abriga milhares de imigrantes palestinos e seus descendentes. Para contar essa história, o diretor e roteirista Omar de Barros Filho estará no teatrinho da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), amanhã, às 19h, para exibir o documentário 'A Palestina Brasileira'. A obra foi filmada no Rio Grande do Sul e no Oriente Médio e teve sua estreia nacional no dia 12 de janeiro deste ano. O filme conta com o apoio do gabinete do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), para a circulação no Estado.

Com cenas filmadas no Sul do Brasil e no Oriente Médio, o documentário revela as raízes, o grau de integração, a sensação de pertencimento de seis famílias que vivem preconceito, perseguições e guerras. Também questiona sua atual condição e mostra como homens, mulheres e jovens se situam frente aos seus direitos e aos valores éticos e religiosos de sua cultura tradicional. Conforme o presidente do PT em Bagé, Flavius Borba (Dajulia), o filme relata a história dos refugiados que vieram para a fronteira por ocasião do final da Segunda Guerra Mundial e ao longo das últimas décadas. E também de outros, que vivem na Palestina. Segundo ele, os refugiados foram se constituindo, principalmente nas faixas de fronteira, como Bagé, Sant'Ana do Livramento, Quaraí e Chuí.

Dajulia salienta que após a exibição do filme haverá um debate entre o diretor, o representante da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), Jumah Laila, e o deputado Mainardi. O projeto foi aprovado em uma seleção do canal Curta e apoiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual. As filmagens na Palestina ocorreram entre o final de outubro e o início de novembro de 2016.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...