MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aprovada construção de prédio da radioterapia em Bagé

Publicada em 14/06/2018
Aprovada construção de prédio da radioterapia em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prédio deve ser erguido ao lado da Unacon

O provedor da Santa Casa de Caridade de Bagé, Airton Lacerda, confirmou, ontem, a liberação, para o início da construção do prédio destinado à radioterapia, pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O documento tem validade até 28 de maio de 2023. A estrutura a ser erguida deve abrigar um dos cinco aceleradores lineares, pertencentes ao Plano de Expansão da Radioterapia do governo federal.
Ao MINUANO, o provedor disse não saber, ainda, a possível data para o início da obra. Conforme Lacerda, o convênio irá prorrogar a vida de muitas pessoas que têm a necessidade de receber o tratamento de radioterapia. Ele salienta que a estimativa do Ministério da Saúde é que o equipamento abranja até 500 mil pessoas em toda a região e até do Uruguai.
As instalações que irão abrigar a radioterapia exigem espaço físico com características peculiares e distintas das construções tradicionais de estabelecimentos e unidades de saúde, uma vez que envolve, por exemplo, sistemas de climatização, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes. O expedido pelo Cnem também enfatiza que a construção do prédio deve ser realizada pela Santa Casa e a instalação do acelerador linear deve cumprir as exigências por ser equipamento de altíssima complexidade tecnológica e, por isso, deve ser instalado com os devidos cuidados com a proteção radiológica.

Articulação
Desde que foi inaugurada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em dezembro de 2010, a expectativa gira em torno da disponibilização do novo serviço. A articulação iniciou em 2012, quando o município assinou o termo de adesão para o Plano de Expansão da Radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A estrutura deve ser construída ao lado do prédio atual da oncologia, onde hoje há um terreno baldio. A área exigida pelo Ministério da Saúde é de 1.170 metros quadrados. Servidores do Ministério já realizaram várias visitas no local e dois técnicos em radiologia do hospital realizaram uma qualificação.
A obra, coordenada pelo Ministério da Saúde, vai abrigar serviço de radioterapia na modalidade teleterapia. O aparelho trabalha com fótons e elétrons que permitem tratar doenças profundas (em órgãos como pulmão e esôfago) e também superficiais, na pele e tecidos subcutâneos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br