MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Casa de Cultura recebe segundo varal fotográfico "Belezas Naturais no Pampa"

Publicada em 14/06/2018
Casa de Cultura recebe segundo varal fotográfico

A diversidade da fauna e da flora dos pampas gaúchos é representada através das fotografias que compõem o segundo varal "Belezas Naturais no Pampa", que permanecerá na Casa de Cultura Pedro Wayne até o dia 26 de junho. A exposição, com 150 fotos tiradas nas cinco regiões fisiográficas que compõem o bioma pampa, pode ser visitada, no local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados, das 9 às 13h, e, aos domingos, das 14h às 18h.

O evento tem apoio institucional da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), através do curso de Ciências Biológicas da instituição e da União pela Preservação do Rio Camaquã. A professora da graduação, Anabela Deble, que foi a idealizadora do projeto e uma das organizadoras da mostra, conta que a iniciativa lhe surgiu à mente ao perceber que já contava com um acervo expressivo de fotografias sobre a temática.

A partir disso, a docente começou a recolher o material para o primeiro varal com fotógrafos profissionais, biólogos, acadêmicos do curso e colaboradores. A primeira edição foi exposta em cidades da região e em Porto Alegre, sendo premiada na categoria individual do Prêmio Pioneiras da Ecologia, em 2017, pela Assembleia Legislativa do Estado.

Já para a segunda edição, foi elaborado um edital, onde foram escolhidas mais 40 imagens com melhor resolução e qualidade. A professora salienta que todas as fotos têm o nome do local, do fotógrafo e o ano em que foram tiradas; em caso da biodiversidade as espécies estão identificadas com nome popular e científico. "Não podemos mostrar toda a diversidade do bioma pampa, mas, pelo menos, conseguimos mostrar 1% da fauna e da flora que fazem parte dele", afirma.

Para a coordenadora do curso de Biologia, Ana Leão, o varal é uma forma de valorizar o bioma pampa. "É uma maneira de exaltar as belezas dos pampas que as pessoas não conhecem. Mostrar que o bioma pampa não tem apenas campos, mas uma biodiversidade gigantesca", declara.

A diretora da Casa de Cultura, Heloísa Beckman, destaca que a exposição foi convidada pela instituição, junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), para fechar o ciclo de eventos alusivos ao mês do Meio Ambiente.

Lugares retratados

As imagens retratam as belezas naturais de valor histórico, cultural e ambiental na região pampeana, como as Guaritas, Casa de Pedra, Rincão do Inferno, Pedra do Segredo (Serra do Sudeste), Cerro Palomas, Cerros Verdes, Apa do Ibirapuitã, Serra do Caverá (Campanha), Palmar do Coatepe, Cerro do Jarau, Parque do Espinilho, Areais de Quaraí (Sudoeste), Cerro Itatiaquá, Cerro da Glória (Depressão Central), Passo do Catarino, Areais de Maçambará e Itaqui (Missões).

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br