ANO: 26 | Nº: 6526
14/06/2018 Cidade

Lançada plataforma do raio-X digital

Foto: Rodrigo Sarasol

Novo sistema disponibiliza laudo e imagem para todas as unidades de atendimento, informou Kalil
Novo sistema disponibiliza laudo e imagem para todas as unidades de atendimento, informou Kalil
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, apresentou, ontem, à imprensa, a plataforma do raio-X digital. O novo sistema disponibiliza laudo e imagem para todas as unidades de atendimento, através de senha e login que pode ser acessado do computador ou smartphone com acesso à internet. A apresentação aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Apontada como pioneira com esta tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), no Rio Grande do Sul, Bagé deve garantir laudos rápidos, entre 24h e 48h, ou, ainda, se colocado como urgência, no prazo de uma hora.  
Kalil ressaltou o avanço do SUS através desse sistema implantado na rede municipal. "Essa é uma importante conquista, que primeiro passou pela aquisição do aparelho de raio-X digital, instalado no Posto de Atendimento Médico (PAM). Mas nós havíamos feito um compromisso com a população, que os postos de saúde em breve estariam recebendo as imagens do raio-X e laudo. E nós estamos anunciando, hoje, mais uma grande conquista para a saúde. Com todo o apoio do prefeito, Divaldo Lara, a saúde conseguiu, junto com essa parceria público-privada com o Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, dispor de equipamentos para implantar esta nova plataforma", ressaltou. Conforme o secretário, a implantação do recurso não gerou custos aos cofres públicos. A tomografia também está incluindo os laudos no sistema.
O coordenador administrativo e coordenador de tecnologia do Hospital Universitário, Eduardo Pizani, comentou sobre os novos passos que o município está dando perante a tecnologia. "Estamos dando passos muito importantes e bem inovadores, levando dinamismo e eficiência dos exames aos pacientes. E o atrativo maior é que os médicos, a partir do login, poderão acessar, através do smartphone, essa tecnologia em tempo real, sem restrição na questão do laudo e da série de imagens", pontuou.  
A médica Jennifer Williams, que atua no Centro de Referência Centro Social Urbano, comentou sobre a facilidade e benefícios para as pessoas que utilizam o sistema. "É um novo ganho para a área médica, porque a partir de hoje vamos poder fazer um diagnóstico mais rápido e fiel, com essas imagens em tempo real. Tenho certeza que esse é um ganho muito importante para a nossa cidade", disse.
 
 
Laboratório central
 
Na oportunidade, o secretário também anunciou que, dentro de 30 dias, o Laboratório Central do município já estará no novo prédio, localizado na rua Juvêncio Lemos, 181. A nova estrutura conta com 240 metros quadrados, contendo 10 salas, sendo elas para coletas de exames, análise e recepção e acesso aos cadeirantes. Os custos aproximados da reforma são de R$ 15 mil, recursos próprios do governo. Até o momento, o laboratório está funcionando junto ao Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes. 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...