ANO: 25 | Nº: 6386
15/06/2018 Cidade

Apatur participa de lançamento de projeto de incentivo ao turismo

Foto: Divulgação

Os representantes das Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) representaram a região, recentemente, durante o lançamento do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur+Turismo), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

O presidente da entidade, Jorge Silva, a vice-presidente, Sandra Telles, e os conselheiros, Clodomiro Antunes e Marilaine Machado, participaram da atividade que apresentou a linha de crédito de R$ 5 bilhões do governo federal para financiar infraestrutura pública e privada de turismo em todo o País, além de ações de promoção de destinos, informação ao turista e estudos de planejamento e diagnósticos de mercado.

Com o Prodetur + Turismo, os municípios gaúchos terão acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Presidente da entidade de governança regional, Silva salienta a importância da região estar inserida em projetos desse tipo, que fomentam o desenvolvimento turístico. "A região da Campanha está se tornando um roteiro atrativo no enoturismo, assim como em outras modalidades turísticas, o que traz rentabilidade a vários segmentos da economia da região", avalia.

Já a vice-presidente adianta que o projeto Prodetur+Turismo será apresentado no 7º Encontro dos Gestores do Pampa em Bagé, que acontece no dia 13 do próximo mês. A expectativa é de que na ocasião, os próprios gestores do projeto dentro da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel) apresentem a iniciativa. "Nós precisamos arrumar a casa para podermos nos capacitar e buscar esses recursos anunciados. Infelizmente, em nossa região, o turismo ainda não é enxergado como uma atividade econômica de sucesso", aponta Sandra.

As diretrizes do Prodetur+Turismo estão disponíveis no endereço eletrônico www.turismo.gov.br, que define, entre outros, os objetivos, as linhas de financiamento, os eixos de atuação, os entes federativos elegíveis e o formato de gestão do programa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...