MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comissão da OAB auxilia pais que querem adotar

Publicada em 15/06/2018
Comissão da OAB auxilia pais que querem adotar | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grasiela coordena a Ceca

Desde fevereiro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Bagé conta com a Comissão Especial da Criança e do Adolescente (Ceca), órgão cujo um dos ramos trata sobre adoção. Os integrantes prestam esclarecimentos e apoio jurídico para as famílias que têm o desejo de adotar uma criança. O grupo já realizou visitas nas casas de acolhimento e solicitou informações do Judiciário sobre o número de crianças e pais cadastrados para adoção.

De acordo com a coordenadora da Ceca, Grasiela de Oliveira Soares, houve mudanças nas leis de adoção e o processo ficou mais rápido. Ela salienta que deverá ser realizado, no próximo mês, um evento em conjunto com o Grupo de Apoio à Adoção em Bagé (Gaab), Judiciário, Ministério Público e casas de acolhimento para tratar do tema.

Grasiela informa que, hoje, há um prazo menor para as crianças e adolescentes permanecerem nos abrigos e o Judiciário, após este período, define a liberação para a família ou destitui a mesma. Somente após estes trâmites, é liberado o processo de adoção. "As pessoas preenchem um cadastro com as características das crianças que querem adotar", disse.

A coordenadora destaca que nas casas abrigo, da Menina, Guri e Adolescente, o número de crianças disponíveis para adoção é muito pequeno, visto que a maioria é retirada do convívio familiar devido a casos pontuais, mas a prioridade é o retorno para o lar. "Bagé vem evoluindo bastante no processo de adoção, mas ainda é muito lento, devido à quantidade de processos que tramitam nas varas judiciais", conta.

A advogada ressalta que um dos objetivos da comissão, formada por sete membros, é realizar a intermediação entre os pais e o Judiciário e dar celeridade aos processos. O grupo, aliás, foi autorizado, através de portarias, para a representar a subseção, pelo presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, em abril, quando ele visitou a subseção da Ordem.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br